ADERÊNCIA DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO À AGENDA AMBIENTAL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
DOI:
https://doi.org/10.47179/abcustos.v17i3.668Palavras-chave:
Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). Institutos Federais de Educação. Relatórios de Gestão.Resumo
A Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) é uma ação voluntária das instituições públicas para reduzir seus impactos socioambientais negativos, no contexto da gestão ambiental e sustentabilidade e atendendo ao princípio da eficiência. Nesse sentido as Instituições de Ensino Públicas (IEP) têm um papel de destaque, pois além de formar profissionais e cidadãos conscientes, deve ter em seus campi as mesmas as preocupações ambientais de uma pequena cidade. O estudo analisa como instituições de uma mesma região, com estruturas e objetivos semelhantes tratam de forma diferente a questão ambiental. Ao analisar essas instituições com um checklist único, torna-se possível externalizar essas diferenças. Tendo como objetivo avaliar o nível de aderência do Institutos Federais de Educação da Região Sul do Brasil aos eixos da Agenda Ambiental na Administração Pública. Sendo uma pesquisa qualitativa e descritiva com dados secundários disponíveis nos sítios dos Institutos, com análise por meio de um checklist formado pelos itens dos 6 eixos temáticos da A3P. Com a sistematização dos dados, verificou-se os procedimentos de gestão que estão de acordo com as exigências da A3P, sintetizadas na análise qualitativa dos dados. Identificou-se que os Institutos não são parceiros formais da A3P, mas buscam atender aos seus requisitos, com uma alta aderência aos eixos da A3P, outro ponto identificado é que não existe uma padronização nos relatórios de gestão. Este trabalho demonstra a necessidade de avaliações constantes das IEP para verificar sua evolução na gestão ambiental.
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Copyright (c) 2022 Dr. Marcio Lucio, Dr. Mário Cesar , Dr. Gerson Tontini, Dra. Iara Parisotto
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