ADERÊNCIA DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO À AGENDA AMBIENTAL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Autores

  • Marcio Aparecido Lucio Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC) https://orcid.org/0000-0002-3413-8812
  • Mario Cesar de Ramos Universidade Regional de Blumenau (FURB)
  • Gerson Tontini Universidade Regional de Blumenau (FURB) https://orcid.org/0000-0002-7430-562X
  • Iara Regina Parisotto Universidade Regional de Blumenau (FURB)

DOI:

https://doi.org/10.47179/abcustos.v17i3.668

Palavras-chave:

Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). Institutos Federais de Educação. Relatórios de Gestão.

Resumo

A Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) é uma ação voluntária das instituições públicas para reduzir seus impactos socioambientais negativos, no contexto da gestão ambiental e sustentabilidade e atendendo ao princípio da eficiência. Nesse sentido as Instituições de Ensino Públicas (IEP) têm um papel de destaque, pois além de formar profissionais e cidadãos conscientes, deve ter em seus campi as mesmas as preocupações ambientais de uma pequena cidade. O estudo analisa como instituições de uma mesma região, com estruturas e objetivos semelhantes tratam de forma diferente a questão ambiental. Ao analisar essas instituições com um checklist único, torna-se possível externalizar essas diferenças. Tendo como objetivo avaliar o nível de aderência do Institutos Federais de Educação da Região Sul do Brasil aos eixos da Agenda Ambiental na Administração Pública. Sendo uma pesquisa qualitativa e descritiva com dados secundários disponíveis nos sítios dos Institutos, com análise por meio de um checklist formado pelos itens dos 6 eixos temáticos da A3P. Com a sistematização dos dados, verificou-se os procedimentos de gestão que estão de acordo com as exigências da A3P, sintetizadas na análise qualitativa dos dados. Identificou-se que os Institutos não são parceiros formais da A3P, mas buscam atender aos seus requisitos, com uma alta aderência aos eixos da A3P, outro ponto identificado é que não existe uma padronização nos relatórios de gestão. Este trabalho demonstra a necessidade de avaliações constantes das IEP para verificar sua evolução na gestão ambiental.

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Biografia do Autor

Marcio Aparecido Lucio, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC)

Doutor em Administração pela Universidade Regional de Blumenau - FURB
Administrador no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense - IFC

Mario Cesar de Ramos, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Doutorado Administração e Ciências Contábeis na Universidade da Região de Blumenau - FURB
Professor e coordenador do Curso de Ciências Contábeis na Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Gerson Tontini, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Pós-doutorado em administração pela California State University, EUA
Professor da Universidade Regional de Blumenau - FURB

Iara Regina Parisotto, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Doutorado em Administração pela Universidade Nove de Julho - UNINOVE
Professora da Universidade Regional de Blumenau - FURB

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Publicado

2022-12-31

Como Citar

Lucio, M. A. ., Ramos, M. C. de, Tontini, G. ., & Parisotto, I. R. . (2022). ADERÊNCIA DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO À AGENDA AMBIENTAL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. ABCustos, 17(3), 240–265. https://doi.org/10.47179/abcustos.v17i3.668

Edição

Seção

Artigos e resenhas