Aderência dos Institutos Federais de Educação à Agenda Ambiental na Administração Pública

Autores

  • Dr. Marcio Lucio IFC - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense https://orcid.org/0000-0002-3413-8812
  • Dr. Mário Cesar Universidade Regional de Blumenau
  • Dr. Gerson Tontini Universidade Regional de Blumenau https://orcid.org/0000-0002-7430-562X
  • Dra. Iara Parisotto Universidade Regional de Blumenau

DOI:

https://doi.org/10.47179/abcustos.v17i3.668

Palavras-chave:

Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), Institutos Federais de Educação, Relatórios de Gestão

Resumo

A Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) é uma ação voluntária das instituições públicas para reduzir seus impactos socioambientais negativos, no contexto da gestão ambiental e sustentabilidade e atendendo ao princípio da eficiência. Nesse sentido as Instituições de Ensino Públicas (IEP) têm um papel de destaque, pois além de formar profissionais e cidadãos conscientes, deve ter em seus campi as mesmas as preocupações ambientais de uma pequena cidade. O estudo analisa como instituições de uma mesma região, com estruturas e objetivos semelhantes tratam de forma diferente a questão ambiental. Ao analisar essas instituições com um checklist único, torna-se possível externalizar essas diferenças. Tendo como objetivo avaliar o nível de aderência do Institutos Federais de Educação da Região Sul do Brasil aos eixos da Agenda Ambiental na Administração Pública. Sendo uma pesquisa qualitativa e descritiva com dados secundários disponíveis nos sítios dos Institutos, com análise por meio de um checklist formado pelos itens dos 6 eixos temáticos da A3P. Com a sistematização dos dados, verificou-se os procedimentos de gestão que estão de acordo com as exigências da A3P, sintetizadas na análise qualitativa dos dados. Identificou-se que os Institutos não são parceiros formais da A3P, mas buscam atender aos seus requisitos, com uma alta aderência aos eixos da A3P, outro ponto identificado é que não existe uma padronização nos relatórios de gestão. Este trabalho demonstra a necessidade de avaliações constantes das IEP para verificar sua evolução na gestão ambiental.

 Palavras-Chave: Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). Institutos Federais de Educação. Relatórios de Gestão.

Biografia do Autor

Dr. Marcio Lucio, IFC - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense

Doutor em Administração pela Universidade Regional de Blumenau - FURB - 2022, Mestre em Administração pela Universidade Regional de Blumenau - FURB - 2016. Especialista em Docência do Ensino Superior pela FAMAN, Cruz das Almas - 2008. Bacharel em Administração de Empresas pela FAE, Curitiba - 2002. Possui experiência na área de informática como analista de sistemas e gerente de desenvolvimento. Lecionou Sistemas de Informação nas Faculdades Face. No Instituto Federal Catarinense foi Gestor de Licitações e Compras, Presidente da Comissão Permanente de Licitações e Coordenador dos Registros Acadêmicos , atuou como Professor Substituto de Administração de Marketing, como Assessor Administrativo do Comitê de Ética do IFC, como membro do Núcleo de Gestão Ambienta e da Comissão de Avaliação de Projetos de Pesquisa. Participa do Grupo de Pesquisa Educação e Saúde (IFC)

Dr. Mário Cesar , Universidade Regional de Blumenau

Possui  Doutorado Administração e Ciências Contábeis na Universidade da Região de Blumenau -FURB (2022). Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade da Região de Joinville (1994) , Especialização em Gestão Estratégica pelo INPG (2002) e Mestrado em Administração Estratégica pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2009). Atualmente é professor adjunto e coordenador do Curso de Ciências Contábeis na Universidade da Região de Joinville. Desde 2001 é professor orientador específico de trabalho de Conclusão de Curso (TCC) , com aproximadamente 5 orientandos cada ano, bem como participa de banca examinadora de TCC de 6 acadêmicos em cada ano. Estes trabalhos tem temas diversos na área Contábil.

Dr. Gerson Tontini, Universidade Regional de Blumenau

Doutor em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995). Pós-doutorado em administração e professor visitante na California State University, EUA (2003). Professor visitante em 2012 e Pós-doutorado em administração na Halmstad University, Suécia, em 2015. Professor titular da Universidade Regional de Blumenau (FURB) desde 1995, e professor do Doutorado em Administração da UNOESC, 2016 a 2020, nos quais desenvolveu atividades na linha de pesquisa em estratégia e competitividade. Editor Associado do International Journal of Quality and Service Sciences, de 2017 ao presente momento; Editor da Revista Negócios de 2003 a 2008, e Editor Científico de 2012 a 2017. Membro do Conselho Editorial: International Academy of Business and Economics (EUA), 2002 a 2008; Journal of Poslovna izvrsnost - Business Excellence (Croácia), desde 2020. Coordenador do Programa de Mestrado em Administração (PPGAd/FURB), 2015 a 2019. Vice-coordenar PPGAd/FRUB de 2019 a 2021. Atualmente Coordenador do Minter - PPGAd/FURB e Centro de Educação Lindaura Pinheiro (CELP), Juazeiro do Norte, CE. Membro instituidor e presidente do conselho diretor da Fundação Fritz Müeller (SC) de 2000 a 2002 e de 2006 a 2010. Coordenador de planejamento da Universidade Regional de Blumenau de 1998 a 2002 e de 2006 a 2010.Recebi os prêmios de Best Paper Award: 20th QMOD Conference on Quality and Service Sciences ? ICQSS, Dinamarca (2017); Melhor Trabalho, no IX Simpósio Internacional de Administração e Marketing, ESPM, São Paulo (2017); Prêmio Claude Machline, melhor artigo no SIMPOI 2013; Prêmio Sion Raveed, melhor trabalho na Conferência da Business Association of Latin American Studies (BALAS), em Madrid, Espanha (2005); Melhor trabalho da área de Inovação Sustentável no XX ENGEMA - USP, Brasil (2018). Certificado de Menção Honrosa no EnANPAD 2022 (ESO5186 - Tema 6). Premiado pela Japan Strandards Association (Kano Award), Tóquio, Japão, em 1993. Incentivo de Produtividade em Pesquisa pelo CNPq desde 2010 (PQ2009; PQ2012; PQ2015; PQ2018; PQ2021). Consolidada atuação internacional e ampla capacidade de produção científica, tendo contribuído de forma significativa ao conhecimento nas áreas em que atua (Em 16/10/2022 tinha: Harzings Publish or Perish - Google Scholar H-index = 26; Web of Science H-index = 11; Scopus H-index = 12; Publons H-index = 11; Research gate H-index = 18). Reconhecido nacional (4) e internacionalmente (3) por sua capacidade e atuação científica, apresenta nos últimos dez anos (2013 a 2022) uma proporção de 52% de publicações em Jornals internacionais, e 63% nos últimos cinco anos (2017 a 2021). Já orientou 50 alunos de mestrado, 8 de doutorado e um pós-doutorado. Tem um total de 199 publicações científicas e acadêmicas (96 - periódicos, 6 - capítulos de livros/livros, 97 - Anais de eventos científicos). Das publicações em periódicos, 31% são internacionais (29). Experiência de docência na área de Administração e Eng. da Produção. Atua com pesquisa e ensino principalmente nos seguintes temas: gestão de serviços; gestão da qualidade; qualidade em serviços de saúde; administração universitária; satisfação do consumidor; projeto de produtos e serviços; manufatura lean; modelos de maturidade organizacional.

Dra. Iara Parisotto, Universidade Regional de Blumenau

Doutora (2012) em Administração UNINOVE, Mestre em Ciências Contábeis-Controladoria pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2005), especialista em Gerência Contábil e Auditoria e Gerência da Qualidade dos Serviços Contábeis, graduada em Ciencias Contabeis pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1991). Professora TI-40H FURB. Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) - e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis. Atua como professora permanente do Mestrado em Administração e do Doutorado em Ciências Contábeis e Administração. Orientação de teses e dissertações.

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Publicado

2022-12-31

Edição

Seção

Artigos e resenhas