CONTROLE GERENCIAL, APRENDIZAGEM E DESEMPENHO ORGANIZACIONAL: O PAPEL DA LIDERANÇA
DOI:
https://doi.org/10.47179/abcustos.v20i1.780Palabras clave:
Liderança Empoderadora. Sistemas de Controle Gerencial. Controles Cibernéticos. Aprendizagem Organizacional. Visão Baseada em Recursos.Resumen
Este estudo objetivou identificar como a liderança empoderadora influencia os controles gerenciais do tipo cibernéticos, a aprendizagem e o desempenho organizacional. Metodologicamente, fez-se um levantamento de campo (survey) junto a 100 (cem) profissionais de diferentes empresas contactados a partir da plataforma Linkedln. A técnica de modelagem de equações estruturais estimada por mínimos quadrados parciais foi utilizada para a análise dos dados. A teoria da visão baseada em recursos (VBR) foi utilizada para a construção do modelo teórico estrutural proposto. Os resultados indicaram que a liderança empoderadora influencia positivamente tanto na utilização dos controles gerenciais do tipo cibernéticos (orçamento e medidas de desempenho), como no nível de aprendizagem organizacional. Ademais, os controles cibernéticos também influenciam positivamente a aprendizagem organizacional. Por fim, identificou-se que a aprendizagem organizacional influencia positivamente o desempenho organizacional. Portanto, os resultados foram coerentes com as expectativas geradas pelas hipóteses da pesquisa e possuem implicações teóricas, metodológicas e práticas que contribuem para a academia e para a prática gerencial.
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Derechos de autor 2025 Vitor Correa da Silva, Nicolle Ferreira Mizzetti, Ântoni Izoton Bráz, Marília do Carmo Silva Lorenzetti, Carlos Roberto Vallim

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