CONTROLE GERENCIAL, APRENDIZAGEM E DESEMPENHO ORGANIZACIONAL: O PAPEL DA LIDERANÇA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47179/abcustos.v20i1.780

Palabras clave:

Liderança Empoderadora. Sistemas de Controle Gerencial. Controles Cibernéticos. Aprendizagem Organizacional. Visão Baseada em Recursos.

Resumen

Este estudo objetivou identificar como a liderança empoderadora influencia os controles gerenciais do tipo cibernéticos, a aprendizagem e o desempenho organizacional. Metodologicamente, fez-se um levantamento de campo (survey) junto a 100 (cem) profissionais de diferentes empresas contactados a partir da plataforma Linkedln. A técnica de modelagem de equações estruturais estimada por mínimos quadrados parciais foi utilizada para a análise dos dados. A teoria da visão baseada em recursos (VBR) foi utilizada para a construção do modelo teórico estrutural proposto. Os resultados indicaram que a liderança empoderadora influencia positivamente tanto na utilização dos controles gerenciais do tipo cibernéticos (orçamento e medidas de desempenho), como no nível de aprendizagem organizacional. Ademais, os controles cibernéticos também influenciam positivamente a aprendizagem organizacional. Por fim, identificou-se que a aprendizagem organizacional influencia positivamente o desempenho organizacional. Portanto, os resultados foram coerentes com as expectativas geradas pelas hipóteses da pesquisa e possuem implicações teóricas, metodológicas e práticas que contribuem para a academia e para a prática gerencial.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Vitor Correa da Silva, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Doutorado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES
Pesquisador e Professor da Universidade Federal do Espírito Santo – UFES

Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/6271475885219096

Nicolle Ferreira Mizzetti, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Bacharelado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES

Ântoni Izoton Bráz, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Bacharelado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES

Marília do Carmo Silva Lorenzetti, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Mestrado em andamento em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES

Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/9004115743094151

Carlos Roberto Vallim, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Doutorado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas – FGV/EBAPE
Pesquisador e Professor da Universidade Federal do Espírito Santo – UFES

Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/2760021539584716

Publicado

2025-07-03

Cómo citar

Correa da Silva, V., Mizzetti, N. F., Bráz, Ântoni I., Lorenzetti, M. do C. S., & Vallim, C. R. (2025). CONTROLE GERENCIAL, APRENDIZAGEM E DESEMPENHO ORGANIZACIONAL: O PAPEL DA LIDERANÇA. ABCustos, 20(1), 132–153. https://doi.org/10.47179/abcustos.v20i1.780

Número

Sección

Artigos e resenhas