CONTROLE GERENCIAL, APRENDIZAGEM E DESEMPENHO ORGANIZACIONAL: O PAPEL DA LIDERANÇA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.47179/abcustos.v20i1.780

Keywords:

Liderança Empoderadora. Sistemas de Controle Gerencial. Controles Cibernéticos. Aprendizagem Organizacional. Visão Baseada em Recursos.

Abstract

Este estudo objetivou identificar como a liderança empoderadora influencia os controles gerenciais do tipo cibernéticos, a aprendizagem e o desempenho organizacional. Metodologicamente, fez-se um levantamento de campo (survey) junto a 100 (cem) profissionais de diferentes empresas contactados a partir da plataforma Linkedln. A técnica de modelagem de equações estruturais estimada por mínimos quadrados parciais foi utilizada para a análise dos dados. A teoria da visão baseada em recursos (VBR) foi utilizada para a construção do modelo teórico estrutural proposto. Os resultados indicaram que a liderança empoderadora influencia positivamente tanto na utilização dos controles gerenciais do tipo cibernéticos (orçamento e medidas de desempenho), como no nível de aprendizagem organizacional. Ademais, os controles cibernéticos também influenciam positivamente a aprendizagem organizacional. Por fim, identificou-se que a aprendizagem organizacional influencia positivamente o desempenho organizacional. Portanto, os resultados foram coerentes com as expectativas geradas pelas hipóteses da pesquisa e possuem implicações teóricas, metodológicas e práticas que contribuem para a academia e para a prática gerencial.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Vitor Correa da Silva, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Doutorado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES
Pesquisador e Professor da Universidade Federal do Espírito Santo – UFES

Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/6271475885219096

Nicolle Ferreira Mizzetti, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Bacharelado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES

Ântoni Izoton Bráz, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Bacharelado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES

Marília do Carmo Silva Lorenzetti, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Mestrado em andamento em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES

Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/9004115743094151

Carlos Roberto Vallim, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Doutorado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas – FGV/EBAPE
Pesquisador e Professor da Universidade Federal do Espírito Santo – UFES

Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/2760021539584716

Published

2025-07-03

How to Cite

Correa da Silva, V., Mizzetti, N. F., Bráz, Ântoni I., Lorenzetti, M. do C. S., & Vallim, C. R. (2025). CONTROLE GERENCIAL, APRENDIZAGEM E DESEMPENHO ORGANIZACIONAL: O PAPEL DA LIDERANÇA. ABCustos, 20(1), 132–153. https://doi.org/10.47179/abcustos.v20i1.780

Issue

Section

Artigos e resenhas