ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE QUANTIDADES E CUSTOS TOTAIS DE PRODUÇÃO DE FRANGO NO ESTADO DO CEARÁ

Autores

  • Jucimar Casimiro de Andrade Grupo Ser Educacional (SER)
  • Fernando Salvino da Silva Grupo Ser Educacional (SER)
  • Marcela Rebecca Pereira Grupo Ser Educacional (SER)
  • Robson José Silva Santana Grupo Ser Educacional (SER)

DOI:

https://doi.org/10.47179/abcustos.v14i1.502

Palavras-chave:

Custos de produção de frango. Gestão do agronegócio. Modelagem matemática.

Resumo

Diante do atual cenário econômico que ora vivenciam os mercados mundiais e considerando a necessidade empresarial de mensurar e controlar melhor seus custos produtivos, principalmente no segmento de agronegócio da carne de frango de corte, o presente artigo teve como propósito analisar como os custos de produção de frango no estado do Ceará relacionam-se com as quantidades produzidas em unidades/lotes de frango para abate. Para isso, utilizaram-se os dados mensais dos custos de produção de frango disponíveis no site da Central de Inteligência de Aves e Suínos (CIAS), referentes ao estado do Ceará, entre os meses de janeiro de 2010 a setembro de 2015. Para os cálculos, utilizou-se uma adaptação do modelo desenvolvido por Carmo, Lima, Oliveira e Oliveira (2011) e as planilhas do Microsoft Excel®, em conjunto com o pacote econométrico Gretl® (Gnu Regression, Econometrics and Time-series Library). Portanto, no que se refere ao modelo estimado, em que a variável y1 representa os custos totais de produção (fixos e variáveis) e x1 representa as quantidades produzidas, constatou-se que o modelo apresentou um erro de estimação em torno de -6,59% para os dados de 2014; e, em relação às simulações nas planilhas feitas por meio da Técnica de Monte Carlo, observou-se que o modelo é satisfatório e serve como apoio à tomada de decisão sobre as projeções de custos/lotes para uma estimativa de produção de frangos para abate entre 1.000 e 5.000 cabeças, desde que se assuma uma margem de erro de em torno de ± 1,11%.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jucimar Casimiro de Andrade, Grupo Ser Educacional (SER)

Graduação em Ciências Contábeis (UFCG); Mestrado em Administração (UFRPE). Professor Executor do Grupo Ser Educacional.

Endereço: Rua Guilherme Pinto nº 114 - Graças - Recife, PE

Fone: (83) 98125-7899

Fernando Salvino da Silva, Grupo Ser Educacional (SER)

Graduação em Ciências Contábeis e Administração (Faculdade Pernambucana - FAPE); Especialização em Planejamento Organizacional (Faculdade de Administração de Pernambuco - FACAP). Coordenador Acadêmico EAD. Professor Executor do Grupo Ser Educacional.
Endereço: Rua Guilherme Pinto nº 114 - Graças - Recife, PE
Fone: (81) 99661-8893

Marcela Rebecca Pereira, Grupo Ser Educacional (SER)

Graduação em Administração (UFPE); Mestrado em Administração (UFPE). Doutoranda em Administração (UFPE). Coordenadora Acadêmica EAD. Professora Executora do Grupo Ser Educacional.

Endereço: Rua Guilherme Pinto nº 114 - Graças - Recife, PE

Fone: (81) 98123-0999

Robson José Silva Santana, Grupo Ser Educacional (SER)

Graduação em Ciências Contábeis (Faculdade de Ciências Humanas de Igarassu - FACIG); Especialização e Contabilidade de Controladoria (UFPE). Professor Executor do Grupo Ser Educacional.

Endereço: Rua Guilherme Pinto nº 114 - Graças - Recife, PE

Fone: (81) 9604-7555

Downloads

Publicado

2019-05-29

Como Citar

Andrade, J. C. de, da Silva, F. S., Pereira, M. R., & Santana, R. J. S. (2019). ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE QUANTIDADES E CUSTOS TOTAIS DE PRODUÇÃO DE FRANGO NO ESTADO DO CEARÁ. ABCustos, 14(1), 48–75. https://doi.org/10.47179/abcustos.v14i1.502

Edição

Seção

Artigos e resenhas