CONTROLE GERENCIAL, APRENDIZAGEM E DESEMPENHO ORGANIZACIONAL: O PAPEL DA LIDERANÇA
DOI:
https://doi.org/10.47179/abcustos.v20i1.780Palavras-chave:
Liderança Empoderadora. Sistemas de Controle Gerencial. Controles Cibernéticos. Aprendizagem Organizacional. Visão Baseada em Recursos.Resumo
Este estudo objetivou identificar como a liderança empoderadora influencia os controles gerenciais do tipo cibernéticos, a aprendizagem e o desempenho organizacional. Metodologicamente, fez-se um levantamento de campo (survey) junto a 100 (cem) profissionais de diferentes empresas contactados a partir da plataforma Linkedln. A técnica de modelagem de equações estruturais estimada por mínimos quadrados parciais foi utilizada para a análise dos dados. A teoria da visão baseada em recursos (VBR) foi utilizada para a construção do modelo teórico estrutural proposto. Os resultados indicaram que a liderança empoderadora influencia positivamente tanto na utilização dos controles gerenciais do tipo cibernéticos (orçamento e medidas de desempenho), como no nível de aprendizagem organizacional. Ademais, os controles cibernéticos também influenciam positivamente a aprendizagem organizacional. Por fim, identificou-se que a aprendizagem organizacional influencia positivamente o desempenho organizacional. Portanto, os resultados foram coerentes com as expectativas geradas pelas hipóteses da pesquisa e possuem implicações teóricas, metodológicas e práticas que contribuem para a academia e para a prática gerencial.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Vitor Correa da Silva, Nicolle Ferreira Mizzetti, Ântoni Izoton Bráz, Marília do Carmo Silva Lorenzetti, Carlos Roberto Vallim

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.