UTILIZAÇÃO DO TARGET COSTING E DA PREVISÃO DE DEMANDA COMO FERRAMENTAS DE GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS NA INDÚSTRIA DE CONCRETO: UM ESTUDO DE CASO
DOI:
https://doi.org/10.47179/abcustos.v3i1.38Palavras-chave:
Competitividade. Target Costing. Gestão Estratégica de Custos.Resumo
A acirrada competitividade que está sendo fortalecida pela globalização, aliada a existência de diferentes sistemas de custos disponíveis, tem levado as empresas a prestarem maior atenção na formulação do preço de venda de seus produtos. Diante disso, o objetivo do presente trabalho é cotejar o target costing com a previsão de demanda, apresentando os impactos que este sistema sofre quando há problema na previsão de demanda. A busca das respostas à situação-problema deu-se por meio de estudo exploratório que buscou evidenciar a utilização do target costing e da previsão de demanda para gerenciamento de custos. Quanto ao procedimento, deu-se através de um estudo de caso, com abordagem qualitativa. O estudo demonstrou a possibilidade de redução dos custos baseado no sistema de custeio target costing. Entretanto, para que o sistema funcione deve haver uma boa previsão de demanda, pois, se a previsão for equivocada, todo o sistema entrará em colapso. Portanto, foi possível verificar que estes dois sistemas de custeio, target costing e custeio real, podem andar juntos dentro de uma mesma empresa, e os resultados são otimizados pela junção dos mesmos, melhorando a competitividade da empresa.