A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INDÚSTRIA QUÍMICA DE MÉDIO-GRANDE PORTE

Autores

  • Cleuber Rafael dos Santos
  • Edvalda Araújo Leal
  • Gilberto José Miranda

DOI:

https://doi.org/10.47179/abcustos.v9i1.240

Palavras-chave:

Contabilidade de Custos. Gestão de Custos. Formação do Preço de Venda.

Resumo

O estudo teve como objetivo identificar a influência da gestão de custos para a formação do preço de venda em uma indústria química de médio-grande porte situada na cidade de Uberlândia. Para atingir esse objetivo realizou-se um estudo de caso, sendo a pesquisa caracterizada, também, como descritiva e qualitativa. Os resultados do estudo mostram que na empresa os custos diretos são apurados conforme recomendado na literatura. Contudo, são utilizados critérios de rateio para os custos e despesas fixas e variáveis, adotando um percentual fixo de 18% para esses gastos. Esse rateio contém um grau de arbitrariedade, uma vez que, por exemplo, a mão de obra direta é rateada entre as duas linhas de produção de acordo com um percentual que é repassado mensalmente pelo gerente de produção para o setor de controladoria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-01-12

Como Citar

Santos, C. R. dos, Leal, E. A., & Miranda, G. J. (2014). A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INDÚSTRIA QUÍMICA DE MÉDIO-GRANDE PORTE. ABCustos, 9(1), 98–119. https://doi.org/10.47179/abcustos.v9i1.240

Edição

Seção

Artigos e resenhas