Práticas de Publicação Acadêmica - Ética e Conduta de Pesquisas

À partir de 2020, a revista ABCustos tem seguido as Boas Práticas de Publicação Científica, documento publicado por iniciativa da Asociação Nacional dos Programas de Pós-graduação (ANPAD) para nortear autores, revisores, editores e integrantes do corpo editorial quanto aos procedimentos operacionais e éticos de conduta, por meio de um conjunto de critérios para orientar sobre os principais aspectos da publicação científica.

1) A Revista ABCustos está comprometida em adotar as melhores práticas de conduta e de publicação com os mais elevados padrões éticos. Enfim, a ABCustos não aceita plágio e comportamentos antiéticos.

Para tanto, aprova e recomenda o uso do sistema DOCxWEB v.2.4, que tem o objetivo de comparar o conteúdo de documentos com conteúdos espalhados na web. 

Site do DOCxWEB: <https://www.docxweb.com/pages/home.jsf>.

2) A Revista ABCustos está licenciada com uma licença do Creative Commons Atribuição – Não Comercial – CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA)

3) A revista, no empenho de prezar pela qualidade das publicações, apresenta e recomenda o que deve ser o compromisso dos editores, dos avaliadores e dos autores. 

Quanto aos editores

4) Os editores tentarão impedir a publicação de artigos em que forem identificadas má conduta de pesquisa, como por exemplo: plágio, manipulação de citações, como também falsificação de dados, além de outros comportamentos que caracterizem conduta imprópria ou indevida, que venham a prejudicar o rigor e melhores práticas adotadas pela ABCustos.

5) Os editores da ABCustos estão cientes do seu compromisso com tomadas de decisões para sanar reclamações éticas que possam vir a ser feitas em relação a quaisquer artigos publicados ou submetidos.

Quanto aos autores

6) Os autores devem estar atentos com fatores relacionados à autoria do artigo, que deve se limitar aos indivíduos que participaram na idealização, desenvolvimento e contribuição com a pesquisa realizada.

7) Os autores devem dar credibilidade à autoria das pesquisas por meio de citação e referência às obras adotadas para a realização do trabalho submetido à revista ABCustos. Também, espera-se que as informações oriundas de levantamentos devem ter permissão dos respondentes, sejam das entrevistas ou questionários, bem como das instituições usadas na pesquisa.

8) Atenção especial deve ser dada na definição da ordem dos autores, que deve obedecer a contribuição de cada um com o desenvolvimento do trabalho.

Quanto aos avaliadores

9) Os avaliadores devem atentar para manter a confidencialidade dos trabalhos avaliados.

10) Os avaliadores devem ter a preocupação de divulgar possíveis conflitos de interesses. Também, devem manter em sigilo as informações levantadas por meio das avaliações.

11) Devem aceitar realizar as avaliações apenas quando se julgarem confortáveis e aptos para o assunto abordado pelo trabalho.

12) Correções Pós-publicação: A ABCustos está atenta e aberta às necessidades de correções nos trabalhos, mesmo após terem sido publicados, visando garantir a qualidade e precisão das suas publicações.

Aos autores é permitida a publicação de erratas, sendo responsáveis pela retratação dos artigos.

13) A ABCustos recomenda e aprova outras práticas e procedimentos que também podem ser adotados, tais como: Diretrizes do Committee on Publication Ethics. Guidelines on Good Publication Practices (COPE, 1999), além das Recomendações do Código de Ética da Associação dos Programas de Pós-graduação em Administração (ANPAD, 2017).