OBJETIVOS DE COOPERAÇÃO INTERFIRMAS E USO DO TARGET COSTING
DOI:
https://doi.org/10.47179/abcustos.v19i2.686Palabras clave:
Cooperação Interfirmas. Objetivos de Cooperação. Target Costing.Resumen
Este estudo teve como objetivo a avaliação da inter-relação entre os objetivos da cooperação interfirmas e a aplicação do Target Costing. A coleta de dados foi conduzida por meio de uma pesquisa survey direcionada a empresas brasileiras, contando com uma amostra de 48 participantes. As relações teóricas investigadas foram submetidas à análise estatística utilizando o Teste de Kruskal-Wallis. Os resultados revelaram que as empresas participantes engajam-se em múltiplas formas de cooperação, com particular destaque para a terceirização e a gestão da cadeia de suprimentos. Notavelmente, as relações entre clientes e fornecedores, bem como a externalização de atividades para outras empresas, emergiram como os tipos de cooperação mais prevalentes. Quanto à adoção do Target Costing, apenas quatro empresas afirmaram formalmente sua aplicação, no entanto, observou-se que muitas organizações empregam práticas similares ao Target Costing, ainda que sem estar explicitamente familiarizadas com o termo ou conceito, como evidenciado por 36 respondentes que indicaram uma percepção congruente entre a definição apresentada sobre o Target Costing e os sistemas utilizados internamente. Os resultados também revelaram uma relação significativa entre os objetivos da cooperação interfirmas, a capacidade de desenvolver habilidades de gestão e o acesso à tecnologia e/ou know-how com a implementação do Target Costing, corroborando parcialmente a hipótese inicial desta pesquisa. Consequentemente, conclui-se que os objetivos da cooperação assumem uma relevância substancial para as organizações, dado que 97% da amostra estão envolvidos em algum tipo de interação cooperativa. Por fim, as evidências destacam diversas características do Target Costing passíveis de favorecerem sua adoção e aplicação, apontando para sua importância como mecanismo de gestão estratégica, relevante para a promoção da competitividade das organizações, satisfação das demandas dos clientes e, por conseguinte, alcance do sucesso organizacional.
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