APLICAÇÃO DO MÉTODO DO CENTRO DE CUSTOS EM UMA MICROEMPRESA INDIVIDUAL: ESTUDO DE CASO EM UMA CONFEITARIA

Autores/as

  • Leopoldo Pedro Guimarães Filho Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) https://orcid.org/0000-0001-7332-0943
  • Mariana Euzébio da Silva Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)
  • Milla Lúcia Ferreira Guimarães Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) https://orcid.org/0000-0003-1449-8391
  • Vilson Menegon Bristot Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) https://orcid.org/0000-0003-1814-6262
  • Edison Uggioni Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)

DOI:

https://doi.org/10.47179/abcustos.v17i3.659

Palabras clave:

Confeitaria. Custos. Método de Custeio.

Resumen

O presente estudo foi realizado em uma microempresa familiar no ramo de confeitaria, situada no sul de Santa Catarina, que tem como meta produzir artesanalmente e comercializar produtos de doçaria e confeitaria com tradição e qualidade buscando proporcionar satisfação aos clientes. O objetivo deste artigo é estudar os fatores de produção que influenciam nos custos de uma confeitaria, propondo a implantação do método do centro de custos na empresa, para isso será necessário identificar os itens de custos, dividir a empresa em centros de custos, realizar os rateios primário e secundário aos centros de custos; apropriar os custos aos produtos e calcular o preço de venda dos produtos e comparar com preços praticados. A metodologia é descritiva, de caráter quali-quantitativo e aplicação da técnica de pesquisa documental para coleta dos dados. Dessa forma, pretende-se possibilitar ao gestor um melhor conhecimento do processo produtivo, bem como estruturar a empresa em relação aos custos dos produtos, assim como seus preços unitários. Constatou-se que o estudo para a implantação do método do centro de custos gerou melhorias e maior segurança no esclarecimento dos custos em relação ao cenário anterior. Através dos resultados obtidos se pode verificar que os preços calculados dos produtos demonstraram-se muito distantes dos preços que estavam sendo praticados pela empresa.

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Biografía del autor/a

Leopoldo Pedro Guimarães Filho, Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)

Doutorado em Ciências Ambientais pela Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC
Coordenador e professor da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

Mariana Euzébio da Silva, Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)

Bacharelado em Engenharia de Produção pela Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

Milla Lúcia Ferreira Guimarães, Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)

Doutorado em Ciências Ambientais pela Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

Vilson Menegon Bristot, Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)

Doutorado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
Professor da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

Edison Uggioni, Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)

Mestrado em Educação e em Ciências Ambientais pela Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

Publicado

2022-12-31

Cómo citar

Guimarães Filho, L. P., Euzébio da Silva, M. ., Ferreira Guimarães, M. L., Menegon Bristot, V. . ., & Uggioni, E. (2022). APLICAÇÃO DO MÉTODO DO CENTRO DE CUSTOS EM UMA MICROEMPRESA INDIVIDUAL: ESTUDO DE CASO EM UMA CONFEITARIA. ABCustos, 17(3), 181–212. https://doi.org/10.47179/abcustos.v17i3.659

Número

Sección

Artigos e resenhas