O CUSTO FINANCEIRO NAS OPERAÇÕES DE FINANCIAMENTO E A PERCEPÇÃO DO CONSUMIDOR
DOI:
https://doi.org/10.47179/abcustos.v17i2.630Palabras clave:
Custo Financeiro. Automóvel. À vista. A prazo. Região da Grande São Paulo.Resumen
A região da Grande São Paulo tem um peso economicamente importante para o Brasil e sua população possui um alto interesse em adquirir um automóvel. Assim, este artigo verificou a preferência na forma de pagamento, entre à vista ou a prazo, na região da Grande São Paulo ao adquirir um automóvel, correlacionando com o valor do automóvel, a faixa salarial familiar e a faixa etária. Para isso, utilizou-se uma metodologia descritiva através da pesquisa bibliográfica e, em sequência, uma pesquisa de campo, por meio da plataforma Google Forms com a aplicação de um questionário, entre os dias 6 e 8 de junho de 2020, obtendo-se 117 respostas consideradas válidas. Os resultados foram analisados e concluiu-se que houve um favoritismo pelo pagamento a prazo, cerca de 58%, demonstrando uma opção pela facilidade de pagamento e não pelo custo que representa para o adquirente. Com relação aos fatores, para um automóvel de menor valor houve a preferência pelo pagamento à vista e para um de maior valor a prazo. Já a idade e a faixa salarial não representaram correlação direta com a forma de pagamento. Contudo, os resultados da escala de Likert demonstraram a afinidade dos inquiridos pela forma de pagamento à vista. Os resultados deste artigo se mostram interessantes ao meio acadêmico e empresarial, principalmente para o setor automobilístico, que pode utilizar os dados como orientação na formação de novas campanhas de marketing, a fim de atrair novos clientes como também transformar essa relação de compra em fidelidade a longo prazo.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Danielly Santana Araújo, Douglas Silva Neves, Fernando de Almeida Santos
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.