CUSTEIO-ALVO: UM CASO PRÁTICO EM UMA INDÚSTRIA DE CONFECÇÕES DO POLO TÊXTIL DO AGRESTE PERNAMBUCANO

Autores

  • Monike Silva Melo Universidade Federal Rural de Pernambuco.
  • Antônio André Cunha Callado Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.47179/abcustos.v14i1.513

Palavras-chave:

Custos. Análise de custos. Custeio-alvo.

Resumo

Este estudo tem por objetivo analisar a aplicação da metodologia do Custeio-alvo em uma indústria de confecções de moda íntima. Os procedimentos metodológicos consistiram de uma pesquisa descritiva, documental, qualitativa realizada por meio de um estudo em uma empresa localizada no polo têxtil do agreste pernambucano. Para coleta de dados, foram realizadas entrevistas estruturadas e observações diretas considerando uma abordagem de triangulação. Foi observado que a empresa utiliza o método de custeio pleno, mesmo que de forma empírica, para determinar seus gastos. Com a aplicação do custeio-alvo, foi alcançada a redução do custo estimado do produto inicialmente, mas não foi atingido em sua totalidade o custo-alvo. Ainda assim, a empresa optou por dar continuidade ao projeto e iniciar sua produção. Do resultado da pesquisa, pode-se concluir que o método de custeio-alvo é uma ferramenta de gestão estratégica de custos que foi capaz de suprir as necessidades informacionais e de gerenciamento de custos de uma empresa do ramo de confecções.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Monike Silva Melo, Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Programa de Pós-Graduação em Controladoria.

Antônio André Cunha Callado, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Pós-Doutorado em Controladoria pela University of Portsmouth, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Departamento de Administração, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Controladoria, Rua Dom Manoel de Medeiros, s/n – Dois Irmãos, CEP.: 52.171.900 – Recife-PE.

Downloads

Publicado

2019-05-29

Como Citar

Melo, M. S., & Callado, A. A. C. (2019). CUSTEIO-ALVO: UM CASO PRÁTICO EM UMA INDÚSTRIA DE CONFECÇÕES DO POLO TÊXTIL DO AGRESTE PERNAMBUCANO. ABCustos, 14(1), 104–133. https://doi.org/10.47179/abcustos.v14i1.513

Edição

Seção

Artigos e resenhas