O CUSTO ALUNO UAB NO ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA NA UFRGS: ESTUDO DE CASO REFERENTE AO CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM PLANEJAMENTO E GESTÃO PARA O DESENVOLVIMENTO RURAL

Autores/as

  • Fernanda Bordignon Soares Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Paulo Schmidt Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.47179/abcustos.v12i1.419

Palabras clave:

Custo aluno de Educação a Distância. Custos. Educação a Distância.

Resumen

A educação a distância mostra-se como grande aliada do Governo no fomento e interiorização da educação superior no Brasil, difundida, nos dias de hoje, especialmente por meio do Sistema Universidade Aberta do Brasil. Atrelados à oferta dessa modalidade de ensino, estão os custos necessários para o planejamento e a execução desses cursos. Para tanto, o objetivo desta pesquisa foi identificar os fatores que integram a formação do custo aluno de educação a distância no Ensino Superior a distância na UFRGS, mediante o Sistema UAB, a partir do estudo dos custos realizados pelo curso de Graduação Tecnológica em Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da Instituição. Esta pesquisa, assim, caracteriza-se, quantos aos fins, como exploratória e apresenta características de estudo de caso e, quanto aos meios, é de caráter bibliográfico, empregado, em grande parte, no referencial teórico e documental, para análise dos dados e conclusão dos resultados. A metodologia de custeio utilizada para o cálculo do custo aluno de educação a distância foi o custeio por absorção. Após a análise dos dados, o valor apurado para o custo aluno final resultou em um total de R$ 10.955,37 para os três anos de curso e em um custo médio anual de R$ 3.651,79. A evasão de alunos foi de 45,96% desde o seu ingresso até a conclusão do curso, gerando um aumento de 19,70% no custo aluno de educação a distância. O presente estudo identificou que os valores encontrados estão dentro dos padrões analisados em outros estudos, inferiores ao custo-aluno dos cursos presenciais de graduação. Conclui-se que este trabalho propiciou dados relevantes para o cálculo de consumo e gestão dos recursos públicos no Ensino Superior a distância e como modelo de custos para cursos de educação a distância via Sistema UAB.

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Biografía del autor/a

Fernanda Bordignon Soares, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Bacharela em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Técnica em Contabilidade na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Av. Paulo Gama, 110, Farroupilha, Porto Alegre, RS - Brasil, CEP: 90040-060.

Paulo Schmidt, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (USP)

Professor do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS    

Av. Paulo Gama, 110, Farroupilha, Porto Alegre, RS - Brasil, CEP: 90040-060.

Publicado

2017-07-26

Cómo citar

Bordignon Soares, F., & Schmidt, P. (2017). O CUSTO ALUNO UAB NO ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA NA UFRGS: ESTUDO DE CASO REFERENTE AO CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM PLANEJAMENTO E GESTÃO PARA O DESENVOLVIMENTO RURAL. ABCustos, 12(1), 72–105. https://doi.org/10.47179/abcustos.v12i1.419

Número

Sección

Artigos e resenhas