INOVAÇÃO: GASTO OU INVESTIMENTO?

Autores/as

  • Déborah Mara Siade Barbosa
  • Nayara Silva de Noronha
  • Thaís Alves dos Santos
  • Mário Sérgio de Almeida

DOI:

https://doi.org/10.47179/abcustos.v7i3.239

Palabras clave:

Inovação. Gasto. Investimento. Goodwill.

Resumen

No atual mercado competitivo a inovação tem sido percebida como fator de vantagem competitiva e muitos investimentos são realizados visando o desenvolvimento de inovações. Entretanto, tais investimentos se configuram em ganhos financeiros para as firmas, ou seja, são, realmente, investimentos ou somente gastos? Para compreender tal questionamento duas hipóteses foram levantadas. A primeira hipótese, H1, é a de que o valor de mercado da firma é influenciado pela inovação. A segunda hipótese, H2, é a de que a capacidade operacional de geração de riqueza da empresa é influenciada pela inovação. Sendo esta uma pesquisa quantitativa, de caráter descritivo, utilizou-se o software SPSS para realizar regressão múltipla dos dados de cinco grandes empresas que divulgaram os dados de intangíveis e goodwill no banco de dados Economática. Os resultados encontrados confirmam as hipótese H1 e H2. Assim, pode-se afirmar que o valor de mercado das empresas é influenciado pela inovação, no entanto, os ativos intangíveis e o goodwill não permitem inferir se a inovação influencia na capacidade operacional de gerar riqueza da empresa.

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Publicado

2012-12-06

Cómo citar

Barbosa, D. M. S., Noronha, N. S. de, Santos, T. A. dos, & Almeida, M. S. de. (2012). INOVAÇÃO: GASTO OU INVESTIMENTO?. ABCustos, 7(3), 70–87. https://doi.org/10.47179/abcustos.v7i3.239

Número

Sección

Artigos e resenhas