Áreas Temáticas

Para maior facilidade no enquadramento dos trabalhos científicos em uma determinada área temática, segue breve descrição de cada área. A intenção é que a descrição sirva apenas como orientação, não como restrição.

1. Metodologias de ensino e pesquisa em custos
Instrumentos, ferramentas e métricas desenvolvidas e/ou adaptadas para facilitar ou melhorar o ensino e a pesquisa na área de custos.

2. Custos como ferramenta para o planejamento, controle e apoio a decisões
Uso das metodologias de custeio na controladoria, no processo de planejamento e controle empresarial, na gestão estratégica e no apoio à tomada de decisões.

3. Métodos quantitativos aplicados à gestão de custos
Incorporação de métodos estatísticos, matemáticos e de pesquisa operacional para melhorar a gestão de custos.

4. Custos aplicados ao setor privado e terceiro setor
Metodologias de custeio desenvolvidas e/ou adaptadas às necessidades de áreas específicas do setor privado e do terceiro setor (agronegócio, para estatais, ONGs entre outros).

5. Custos aplicados ao setor público
Metodologias de custeio desenvolvidas e/ou adaptadas às necessidades do setor público.

6. Contribuições teóricas para a determinação e a gestão de custos
Avanços teóricos que acrescentem melhorias aos métodos de determinação, mensuração e gestão dos custos.

7. Abordagens contemporâneas de custos
Estudos que incorporem tendências na área de custos: custos logísticos, custos da qualidade, custos inter-organizacionais, custos intangíveis, custos ambientais, custos de transação, custos da complexidade entre outros.

8. Tecnologia e gestão de custos
Estudos sobre o impacto de novas tecnologias em geral e da Tecnologia da Informação e Comunicação em particular na gestão de custos, destacando vantagens, desvantagens, oportunidades e ameaças.

9. Sistemas de controle gerencial e custos
Desenho, implementação e uso de sistemas de controle gerencial, desempenho financeiro e operacional e seu papel na tomada de decisão.