INFLUÊNCIA DOS CUSTOS DE CONTROLE NOS CUSTOS DAS FALHAS INTERNAS E EXTERNAS

Authors

  • Juliane Andressa Pavão
  • Simone Bernardes Voese Universidade Federal do Paraná
  • Reinaldo Rodrigues Camacho Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.47179/abcustos.v15i3.582

Keywords:

Custos da Qualidade. Prevenção. Avaliação. Falhas. Confecções.

Abstract

O estudo tem como objetivo analisar a influência de custos de prevenção e avaliação na redução de custos de falhas internas e externas no setor de confecções. Trata-se de um estudo quantitativo e descritivo, que teve como estratégia de pesquisa o levantamento e coleta de dados por meio de questionário. Obteve-se 121 respostas que foram analisadas por meio de Análise Fatorial Exploratória (AFE) e Regressão Linear Múltipla com bootstrapping. O principal achado da pesquisa foi que investir no treinamento de funcionários, na manutenção preventiva de máquinas e equipamentos, no desenvolvimento e auditar um sistema de qualidade, isso influencia na redução dos custos de falhas. Porém, a inspeção de materiais comprados e a avaliação da conservação dos materiais em estoque apresentaram comportamento significativo contrário, ocasionando assim, os custos de falhas. Conclui-se que, no setor de confecções, segundo a amostra investigada, os custos de prevenção auxiliam na redução das falhas, mas os custos de avaliação não apresentaram o mesmo comportamento, ressaltando a necessidade de mais pesquisas para compreender essa relação.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Juliane Andressa Pavão

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Maringá (2013) e mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PCO) na Universidade Estadual de Maringá (2016). Atualmente é professora na Universidade Estadual de Maringá (UEM) e doutoranda do PPGCONT UFPR.

Published

2020-12-31

How to Cite

Pavão, J. A., Voese, S. B., & Camacho, R. R. (2020). INFLUÊNCIA DOS CUSTOS DE CONTROLE NOS CUSTOS DAS FALHAS INTERNAS E EXTERNAS. ABCustos, 15(3), 108–130. https://doi.org/10.47179/abcustos.v15i3.582

Issue

Section

Artigos e resenhas