APLICAÇÃO DO TIME-DRIVEN ACTIVITY-BASED COSTING (TDABC) POR ETAPAS PRODUTIVAS OU POR LINHA DE PRODUÇÃO

Authors

DOI:

https://doi.org/10.47179/abcustos.v15i3.580

Keywords:

TDABC. Comparativo. Estudo de caso.

Abstract

O estudo abordou questão relacionada ao impacto da aplicação do TDABC por etapas produtivas ou por linhas de produção no valor do custo de transformação e na lucratividade dos produtos e teve o objetivo de comparar tais aplicações no contexto de uma indústria. Para tanto, utilizou-se a metodologia classificável como descritiva, com abordagem qualitativa e no formato de estudo de caso. Após relatar sobre os cálculos que fundamentaram o estudo, evidenciou-se que a adoção do TDABC por “linha de produção” possibilita obter valores de custo unitário dos produtos semelhantes aos que foram obtidos quando empregada a metodologia pormenorizada por “etapas”, com pequena distorção de valores entre os procedimentos de custeio comparados. Além disso, constatou-se que a causa dessas diferenças de valores pode ser atribuída à ociosidade existente na linha de produção abrangida. Portanto, a pesquisa contribuiu ao evidenciar que não é relevante (do ponto de vista da acurácia dos valores a custear aos produtos) utilizar uma planilha de custos baseada no detalhamento do TDABC para cada etapa produtiva ou adotar uma planilha menos detalhada, pois não afetou de forma relevante o valor do custo unitário dos produtos no contexto estudado.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Rodney Wernke, Sem vínculo institucional

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Sul de Santa Catarina (1992), Especialização em Gerência de Custos/UNISUL, Especialização em Contabilidade/UNISUL, mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Atualmente é professor horista da Universidade do Sul de Santa Catarina. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Financeira e Custos, atuando principalmente nos seguintes temas: custos da qualidade, capital intelectual, métodos de custeio (ABC, UEP, Marginal, etc), análise custo-volume-lucro e gestão de preços. Atua como consultor de custos e finanças. Publicou os livros Custos da Qualidade (Ed. CRC-RS), Gestão de Custos (Ed. Atlas), Análise de Custos e Preços de Venda (Ed. Saraiva). Gestão Financeira (Ed. Saraiva) e Gestão de Custos no Comércio Varejista (Ed. Juruá).

Ivone Junges, UNISUL

Economista. Doutora em Engenharia de Produção/UFSC. Professora na UNISUL.

Cleyton de Oliveira Rita, UFSC

Contador. Doutor em C. Contábeis/UFSC. Professor no Curso de C. Contábeis/UFSC.

Published

2020-12-31

How to Cite

Wernke, R., Junges, I., & Rita, C. de O. (2020). APLICAÇÃO DO TIME-DRIVEN ACTIVITY-BASED COSTING (TDABC) POR ETAPAS PRODUTIVAS OU POR LINHA DE PRODUÇÃO. ABCustos, 15(3), 78–107. https://doi.org/10.47179/abcustos.v15i3.580

Issue

Section

Artigos e resenhas