ESTRATÉGIAS DE SERVITIZAÇÃO: UM ESTUDO DIRECIONADO AO SEGMENTO AUTOMOTIVO BRASILEIRO

A STUDY OF THE BRAZILIAN AUTOMOTIVE SEGMENT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47179/abcustos.v19i3.748

Palavras-chave:

Estratégia. Serviços. Transformação Digital. Servitização. Indústria Automotiva.

Resumo

Este estudo tem por objetivo avaliar as recentes transformações no modelo de negócio automotivo brasileiro sob a ótica das estratégias de servitização. Como principal contribuição teórica este estudo discute a servitização como uma das estratégias para geração da inovação. A pesquisa se caracteriza por sua natureza descritiva e, qualitativamente, utiliza-se de metodologia documental, aliada ao método Delphi para complementar o levantamento dos dados. Como principais resultados, destacam-se a oferta de novos serviços vinculados aos produtos, inovação em soluções de mobilidade, modelos de negócios inovadores, serviços diferenciados e adaptados às demandas contemporâneas e parcerias estratégicas. Gerencialmente, a análise comparativa entre as marcas do segmento oferece um panorama do status quo para este segmento e recomendações do uso do estudo para as empresas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samuel Corassa, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Graduação em andamento em Administração pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

 

Eliana Cunico, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Doutorado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
Professora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Lattes: https://lattes.cnpq.br/3849858022622227

Silvana Anita Walter, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Doutorado em Administração pela Pontificia Universidade Católica do Paraná - PUCPR
Professora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Downloads

Publicado

2025-04-25

Como Citar

Corassa, S., Cunico, E., & Walter, S. A. (2025). ESTRATÉGIAS DE SERVITIZAÇÃO: UM ESTUDO DIRECIONADO AO SEGMENTO AUTOMOTIVO BRASILEIRO: A STUDY OF THE BRAZILIAN AUTOMOTIVE SEGMENT. ABCustos, 19(3), 23–45. https://doi.org/10.47179/abcustos.v19i3.748

Edição

Seção

Artigos e resenhas