ESTRATÉGIAS DE SERVITIZAÇÃO: UM ESTUDO DIRECIONADO AO SEGMENTO AUTOMOTIVO BRASILEIRO
A STUDY OF THE BRAZILIAN AUTOMOTIVE SEGMENT
DOI:
https://doi.org/10.47179/abcustos.v19i3.748Palavras-chave:
Estratégia. Serviços. Transformação Digital. Servitização. Indústria Automotiva.Resumo
Este estudo tem por objetivo avaliar as recentes transformações no modelo de negócio automotivo brasileiro sob a ótica das estratégias de servitização. Como principal contribuição teórica este estudo discute a servitização como uma das estratégias para geração da inovação. A pesquisa se caracteriza por sua natureza descritiva e, qualitativamente, utiliza-se de metodologia documental, aliada ao método Delphi para complementar o levantamento dos dados. Como principais resultados, destacam-se a oferta de novos serviços vinculados aos produtos, inovação em soluções de mobilidade, modelos de negócios inovadores, serviços diferenciados e adaptados às demandas contemporâneas e parcerias estratégicas. Gerencialmente, a análise comparativa entre as marcas do segmento oferece um panorama do status quo para este segmento e recomendações do uso do estudo para as empresas.
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