Análise do indicador de custos do TCU no contexto de avaliação da eficiência das Instituições Federais de Ensino Superior

Autores

  • Antonio Cezar Bornia Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Maria Silene Alexandre Leite Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

DOI:

https://doi.org/10.47179/abcustos.v18i3.724

Palavras-chave:

Indicadores. TCU. Custos. Instituições Federais de Ensino Superior.

Resumo

Este artigo apresenta uma análise do indicador de custo por alunos equivalentes, exigido anualmente pelo Tribunal de Contas da União (TCU,) para avaliar a eficiência das Instituições Federais de Ensino (IFES) brasileiras. Inicialmente, discute-se o indicador de custo e suas limitações, buscando entender sua utilidade e sua composição, para identificar eventuais lacunas e possibilidades de formulação de novos indicadores que sejam mais adequados à gestão das IFES. Tendo o princípio do custeio por absorção ideal como norteador, discute-se a possibilidade de criação de indicadores de custos que evidenciem os valores econômicos relacionados à evasão e retenção universitária, além do custo por aluno. Também são discutidas inconsistências no cálculo do indicador: a consideração de todas as despesas divididas apenas pelas saídas da atividade de ensino, não evidenciação de ineficiências, tratamento diferente entre cursos de graduação e pós-graduação e ausência de estudos para definição dos pesos dos cursos. Melhorias no indicador podem ser implementadas a partir da superação das inconsistências e das discussões teóricas apresentadas.

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Publicado

2023-11-17

Como Citar

Bornia, A. C., & Alexandre Leite, M. S. (2023). Análise do indicador de custos do TCU no contexto de avaliação da eficiência das Instituições Federais de Ensino Superior. ABCustos, 18(3), 24–54. https://doi.org/10.47179/abcustos.v18i3.724