CUSTOS OCULTOS EM UMA PEQUENA EMPRESA: ESTUDO DE CASO ÚNICO EM UM SUPERMERCADO EM RECIFE, PERNAMBUCO
DOI:
https://doi.org/10.47179/abcustos.v18i2.685Palavras-chave:
Microempresas. Custos. Custos Ocultos.Resumo
O presente artigo tem como objetivo identificar os custos ocultos em um supermercado localizado na cidade de Recife, Pernambuco. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa aplicada a um estudo de caso único. Durante o processo de pesquisa foram utilizados instrumentos de coleta de dados, como a entrevista semiestruturada e a observação direta. A microempresa está localizada no bairro da Várzea e possui uma estrutura organizacional composta por diversos departamentos, como: departamentos básicos, atendimento ao cliente, contabilidade, recursos humanos e gestão até as áreas mais específicas de um supermercado, como de vendedores e a de reabastecimento. Ao longo da pesquisa se percebeu a necessidade de realizar um mapeamento efetivo de todo o processo operacional. Sendo que esse mapeamento deve ser orientado para os custos, permitindo a identificação efetiva dos custos ocultos. Dentro da microempresa, uma das principais causas que geram custos ocultos é o estoque interno que o supermercado possui, por isso vê-se a necessidade de criação e implementação de ferramentas que permitam um melhor controle do sistema de abastecimento.
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