Aplicação do Método do Centro de Custos em uma Microempresa Individual: Estudo de Caso em uma Confeitaria

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47179/abcustos.v17i3.659

Palavras-chave:

Confeitaria. Custos. Método de custeio

Resumo

O presente estudo foi realizado em uma microempresa familiar no ramo de confeitaria, situada no sul de Santa Catarina, que tem como meta produzir artesanalmente e comercializar produtos de doçaria e confeitaria com tradição e qualidade buscando proporcionar satisfação aos clientes. O objetivo deste artigo é estudar os fatores de produção que influenciam nos custos de uma confeitaria, propondo a implantação do método do centro de custos na empresa, para isso será necessário identificar os itens de custos, dividir a empresa em centros de custos, realizar os rateios primário e secundário aos centros de custos; apropriar os custos aos produtos e calcular o preço de venda dos produtos e comparar com preços praticados. A metodologia é descritiva, de caráter quali-quantitativo e aplicação da técnica de pesquisa documental para coleta dos dados. Dessa forma, pretende-se possibilitar ao gestor um melhor conhecimento do processo produtivo, bem como estruturar a empresa em relação aos custos dos produtos, assim como seus preços unitários. Constatou-se que o estudo para a implantação do método do centro de custos gerou melhorias e maior segurança no esclarecimento dos custos em relação ao cenário anterior. Através dos resultados obtidos se pode verificar que os preços calculados dos produtos demonstraram-se muito distantes dos preços que estavam sendo praticados pela empresa.

Biografia do Autor

Leopoldo Pedro Guimarães Filho, Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

Doutor em Ciências Ambientais pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduado em Engenharia de Produção Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Coordenador e docente do curso de Engenharia de Produção na Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC).

Mariana Euzébio da Silva, uni

Bacharel em Engenharia de Produção
Estudante

Milla Lúcia Ferreira Guimarães, UNESC

Bacharel em Ciências Contábeis, Mestrado em Educação, Doutora em Ciências Ambientais - UNESC

Avenida Universitária, 1105, Bairro Universitário - Criciúma/SC

Vilson Menegon Bristot, UNESC

Bacharel em Engenharia de Agrimensura, Mestrado em Engenharia Mecânica, Doutor em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais.

Professor do Programa de Pós-Graduação em Sistemas Produtivos.

Edison Uggioni, UNESC

Bacharel em Matemática, Mestrado em Educação, Mestrado em Ciências Ambientais

Downloads

Publicado

2022-12-31

Edição

Seção

Artigos e resenhas