APLICAÇÃO DO MÉTODO DO CENTRO DE CUSTOS EM UMA MICROEMPRESA INDIVIDUAL: ESTUDO DE CASO EM UMA CONFEITARIA
DOI:
https://doi.org/10.47179/abcustos.v17i3.659Palavras-chave:
Confeitaria. Custos. Método de Custeio.Resumo
O presente estudo foi realizado em uma microempresa familiar no ramo de confeitaria, situada no sul de Santa Catarina, que tem como meta produzir artesanalmente e comercializar produtos de doçaria e confeitaria com tradição e qualidade buscando proporcionar satisfação aos clientes. O objetivo deste artigo é estudar os fatores de produção que influenciam nos custos de uma confeitaria, propondo a implantação do método do centro de custos na empresa, para isso será necessário identificar os itens de custos, dividir a empresa em centros de custos, realizar os rateios primário e secundário aos centros de custos; apropriar os custos aos produtos e calcular o preço de venda dos produtos e comparar com preços praticados. A metodologia é descritiva, de caráter quali-quantitativo e aplicação da técnica de pesquisa documental para coleta dos dados. Dessa forma, pretende-se possibilitar ao gestor um melhor conhecimento do processo produtivo, bem como estruturar a empresa em relação aos custos dos produtos, assim como seus preços unitários. Constatou-se que o estudo para a implantação do método do centro de custos gerou melhorias e maior segurança no esclarecimento dos custos em relação ao cenário anterior. Através dos resultados obtidos se pode verificar que os preços calculados dos produtos demonstraram-se muito distantes dos preços que estavam sendo praticados pela empresa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Leopoldo Pedro Guimarães Filho, Mariana Euzébio da Silva, Milla, Vilson Menegon Bristot, Uggioni

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.