O CUSTO FINANCEIRO NAS OPERAÇÕES DE FINANCIAMENTO E A PERCEPÇÃO DO CONSUMIDOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47179/abcustos.v17i2.630

Palavras-chave:

Custo Financeiro. Automóvel. À vista. A prazo. Região da Grande São Paulo.

Resumo

A região da Grande São Paulo tem um peso economicamente importante para o Brasil e sua população possui um alto interesse em adquirir um automóvel. Assim, este artigo verificou a preferência na forma de pagamento, entre à vista ou a prazo, na região da Grande São Paulo ao adquirir um automóvel, correlacionando com o valor do automóvel, a faixa salarial familiar e a faixa etária. Para isso, utilizou-se uma metodologia descritiva através da pesquisa bibliográfica e, em sequência, uma pesquisa de campo, por meio da plataforma Google Forms com a aplicação de um questionário, entre os dias 6 e 8 de junho de 2020, obtendo-se 117 respostas consideradas válidas. Os resultados foram analisados e concluiu-se que houve um favoritismo pelo pagamento a prazo, cerca de 58%, demonstrando uma opção pela facilidade de pagamento e não pelo custo que representa para o adquirente. Com relação aos fatores, para um automóvel de menor valor houve a preferência pelo pagamento à vista e para um de maior valor a prazo. Já a idade e a faixa salarial não representaram correlação direta com a forma de pagamento. Contudo, os resultados da escala de Likert demonstraram a afinidade dos inquiridos pela forma de pagamento à vista. Os resultados deste artigo se mostram interessantes ao meio acadêmico e empresarial, principalmente para o setor automobilístico, que pode utilizar os dados como orientação na formação de novas campanhas de marketing, a fim de atrair novos clientes como também transformar essa relação de compra em fidelidade a longo prazo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danielly Santana Araújo, Faculdade de Tecnologia de Osasco (FATEC/Osasco)

Graduação em andamento em Tecnologia em Gestão Financeira pela Faculdade de Tecnologia de Osasco - FATEC-Osasco
Administradora

Douglas Silva Neves, Faculdade de Tecnologia de Osasco (FATEC/Osasco)

Graduação em andamento em Tecnologia em Gestão Financeira pela Faculdade de Tecnologia de Osasco - FATEC-Osasco
Analista Financeiro Sênior

Fernando de Almeida Santos, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Professor da Faculdade de Tecnologia de Osasco - FATEC/Osasco
Coordenador do Mestrado Profissional em Ciências Contábeis, Controladoria e Finanças pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

Downloads

Publicado

2022-09-01

Como Citar

Araújo, D. S. ., Neves, D. S. ., & Santos, F. de A. (2022). O CUSTO FINANCEIRO NAS OPERAÇÕES DE FINANCIAMENTO E A PERCEPÇÃO DO CONSUMIDOR. ABCustos, 17(2), 19–48. https://doi.org/10.47179/abcustos.v17i2.630

Edição

Seção

Artigos e resenhas