RESPONSABILIDADE SOCIAL EM RELAÇÃO AO PÚBLICO INTERNO: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE AS EMPRESAS DO ISE E DO IBRX

Autores

  • Letícia Tessmann
  • Angela Patrícia Bovolini Pedron
  • Mariana Manfroi da Silva
  • Rubens dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.47179/abcustos.v6i2.320

Palavras-chave:

Responsabilidade Social Empresarial. Balanço Social. Ética Empresarial.

Resumo

O mundo globalizado e as novas relações de negócios têm modificado o papel da empresa na sociedade; ela deve buscar não só a geração de riqueza para si, mas deve também preocupar-se em investir na preservação do meio ambiente, melhorando as condições da comunidade na qual ela está inserida e investir em seus funcionários. Diante disso, analisou-se os Balanços Sociais do ano de 2009 das empresas integrantes do ISE e das empresas que compõem o IBrX com o objetivo de identificar o percentual investido em relação ao público interno, ou seja, com seus funcionários e colaboradores. Apresentam-se noções de ética empresarial, transformada em responsabilidade social pelas empresas frente aos seus diferentes públicos envolvidos. O estudo empírico de natureza aplicada se enquadra como pesquisa descritiva e documental. Foram comparados os valores despendidos em folha de pagamento, por ser o investimento de maior valor agregado aos funcionários, e os benefícios concedidos como: auxílio-creche, plano de saúde, vale refeição, entre outros. Conclui-se que as empresas do ISE investem mais do que as empresas do IBrX em seus colaboradores, entretanto os investimentos ainda são baixos e a divulgação do balanço social ainda é pouco utilizada pelas empresas.

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Publicado

2011-06-06

Edição

Seção

Artigos e resenhas