MAPEAMENTO DE PROCESSOS PARA O GERENCIAMENTO DE CUSTOS: ESTUDO DE CASO EM UMA INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS
DOI:
https://doi.org/10.47179/abcustos.v18i3.688Palavras-chave:
Custos Indiretos. Rateio. Centros de Custos. Cronoanálise. Gestão de Custos.Resumo
A apuração dos custos industriais, no caso a alocação dos custos indiretos, requer a escolha de critérios de rateio que podem trazer subjetividade aumentando o risco de arbitrariedade. O objetivo deste trabalho foi analisar a efetividade dos roteiros de processos como suporte para o custeio por meio de uma pesquisa ação. A empresa estudada é um laticínio com sede no Estado de São Paulo e instalações fabris no próprio estado e em outros. A pesquisa foi realizada na fábrica instalada no interior de São Paulo, que usa como critério de rateio as horas trabalhadas, calculadas a partir do mapeamento da produtividade de cada atividade fabril. Os achados evidenciaram a complexidade desse sistema de custeio atual, necessitando de capacitação para usuários e investimento para a base de dados. O uso do roteiro de processos apresenta falha no controle de alocação de mão de obra direta, distorcendo os custos, e não está alinhado ao ERP utilizado pela empresa em operações com tempo fixo. Os resultados também mostram oportunidades de melhoria no método de custeio, como a criação de centro de custos específicos para tornar a apuração de custos mais assertiva e otimizar as horas trabalhadas nas atividades de manufaturas com a utilização dos sistemas já implantados. A contribuição prática parte das decisões mais assertivas e eficientes das gestões em relação ao método de custeio utilizado nas companhias. E na questão teórica, as discussões sobre melhorias na gestão de custos e formas de mensuração são cruciais para a evolução do tema.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Sra. Audrey Le Du, Prof. Rodolfo Nunes, Sr. Matheus Torquato

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.