CUSTOS FINANCEIROS DE ESTOCAGEM: ESTUDO DE CASO DE UM SUPERMERCADO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47179/abcustos.v18i1.649

Palavras-chave:

Custo financeiro. Estoques. Gestão financeira. Supermercado.

Resumo

Os estoques são parte fundamental para as empresas, pois deles são gerados a principal fonte de renda. A estocagem destes produtos gera um custo financeiro que deve ser analisado pelos gestores para a correta tomada de decisões. Nesse sentido, o estudo objetivou verificar qual é o custo financeiro do estoque na gestão financeira de uma empresa do ramo de supermercados do oeste catarinense. Como metodologia, foi realizado um estudo teórico-empírico, sendo esse descritivo, com uma abordagem quantitativa e no formato de estudo de caso. Quanto aos resultados, devido a limitação de espaço, dentre os 5.639 itens foram selecionados os 2 produtos mais relevantes por categoria e nesses foram aplicados os procedimentos descritos no texto que proporcionaram informações gerenciais sobre insumos com prazo médio de estocagem extensos, valores elevados de estoque excedente que representavam 45% do total estocado e, consequentemente, custos financeiros elevados desses produtos que equivaliam a 179,5% do valor em estoque no mês de julho. Nesse contexto, a empresa apresenta um alto valor financeiro para estocagem dos produtos. Foram ainda realizados os cálculos para o mês de agosto, o que permitiu uma comparação entre os dados encontrados. Por fim, foram elencadas algumas limitações para o estudo e apresentadas algumas indicações para futuras pesquisas.

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Biografia do Autor

Eder Luis Heberle, Centro Universitário FAI

Mestrado em Administração e Ciências Contábeis pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ
Professor no Centro Universitário FAI - UCEFF Itapiranga

Darlan Sehn, Centro Universitário FAI

Bacharelado em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário FAI - UCEFF Itapiranga

 

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Publicado

2023-05-11

Como Citar

Heberle, E. L., & Sehn, D. (2023). CUSTOS FINANCEIROS DE ESTOCAGEM: ESTUDO DE CASO DE UM SUPERMERCADO. ABCustos, 18(1), 21–50. https://doi.org/10.47179/abcustos.v18i1.649

Edição

Seção

Artigos e resenhas