GESTÃO DE CUSTOS COM COMUNICAÇÃO INTEGRADA DE MARKETING NAS CLÍNICAS DE FISIOTERAPIA E ESTÉTICA NO MUNICÍPIO DE PIRIPIRI-PI

Autores

  • Laise Do Nascimento Silva Instituto Federal do Piauí https://orcid.org/0000-0002-5512-5244
  • Elane Dos Santos Silva Barroso Instituto Federal do Piauí
  • Geane Maria Oliveira Lima Instituto Federal do Piauí
  • Jane Gabriela Soares de Lemos Instituto Federal do Piauí
  • Edvaldo Pio da Silva Instituto Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.47179/abcustos.v15i3.595

Palavras-chave:

Comunicação Integrada de Marketing. Despesa. Investimento. Clínicas.

Resumo

A Comunicação Integrada de Marketing (CIM) tem sido bastante valorizada e utilizada nos planos estratégicos das empresas visto que potencializa o alcance dos objetivos, fornece maior conexão com o cliente e eleva os resultados de venda. Mas, para que ocorra o equilíbrio organizacional também é essencial a contabilidade de custos. Nesse sentido, a presente pesquisa levantou como problemática: Os gestores das clínicas de fisioterapia e estética do munícipio de Piripiri identificam a Comunicação Integrada de Marketing como despesa ou investimento? Objetivou-se de forma geral averiguar a concepção que os gestores dessas clínicas têm sobre a CIM, levando em consideração sua classificação como despesa ou investimento. E especificamente, identificar o perfil das clínicas de fisioterapia e estética em Piripiri-PI; averiguar se existem o uso de ferramentas para controle de custos e quais elementos da CIM são empregados por essas empresas. Foi aplicado um questionário semiestruturado contendo 27 questões para os gestores das empresas. A pesquisa apontou que 60% dos empresários fazem seu próprio controle de custo e apenas 20% têm o auxílio de um contador. Em relação ao marketing integrado os dados mostraram que 80% conhecem razoavelmente e 20% não apresentam nenhum conhecimento, mas, visualizam os gastos com essa ferramenta como um investimento. 60% utiliza a propaganda, 20% a publicidade e o marketing direto. Conclui-se que existe a necessidade de conhecimento para a tomada de decisões em relação ao controle de custos.

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Biografia do Autor

Laise Do Nascimento Silva, Instituto Federal do Piauí

Estudante de Graduação do Instituto Federal do Piauí em conclusão.

Elane Dos Santos Silva Barroso, Instituto Federal do Piauí

Mestre em Administração e Controladoria e docente do Instituto Federal do Piauí em conclusão.

Geane Maria Oliveira Lima, Instituto Federal do Piauí

Estudante de Graduação do Instituto Federal do Piauí em conclusão.

Jane Gabriela Soares de Lemos, Instituto Federal do Piauí

ESPECIALISTA EM CONTABILIDADE PÚBLICA pela Universidade Federal do Piauí - UFPI (2009). ESPECIALISTA EM DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR pelo Centro de Ensino Unificado de Teresina -CEUT (2012). Especialista em Clinica e Cirurgia Veterinaria pela Universidade Castelo Branco - Rio de Janeiro (2014). BACHAREL EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS pelo Centro de Ensino Unificado de Teresina- CEUT (2005). GRADUADA EM MEDICINA VETERINÁRIA pela Universidade Federal do Piauí - UFPI (2011). Atualmente é PROFESSORA EFETIVA do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - IFPI.

Edvaldo Pio da Silva, Instituto Federal do Piauí

Estudante de Graduação do Instituto Federal do Piauí em conclusão.

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Publicado

2020-12-31

Como Citar

Silva, L. D. N., Barroso, E. D. S. S., Lima, G. M. O., de Lemos, J. G. S., & da Silva, E. P. (2020). GESTÃO DE CUSTOS COM COMUNICAÇÃO INTEGRADA DE MARKETING NAS CLÍNICAS DE FISIOTERAPIA E ESTÉTICA NO MUNICÍPIO DE PIRIPIRI-PI. ABCustos, 15(3), 200–222. https://doi.org/10.47179/abcustos.v15i3.595

Edição

Seção

Artigos e resenhas