CONTABILIDADE DE CUSTOS E FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA PADARIA

Autores

  • Citania Aparecida Pilatti Bortoluzzi UCEFF Faculdades https://orcid.org/0000-0002-6795-3688
  • Solange Chiossi UCEFF Faculdades
  • Tiago Francisco Camargo UCEFF FACULDADES
  • Leossania Manfroi UCEFF Faculdades
  • Juliano Daleaste Correa UCEFF Faculdades

DOI:

https://doi.org/10.47179/abcustos.v15i1.552

Palavras-chave:

Contabilidade de custos. Classificação dos custos. Formação de preço.

Resumo

Este estudo objetivou identificar os custos e a formação do preço de venda dos produtos de uma indústria de panificação localizada no município de Arvoredo - SC. O estudo foi realizado durante os meses de julho a outubro de 2017. Para atingir esse objetivo, realizou-se um estudo de caso. A pesquisa caracteriza-se, quanto aos objetivos, como um estudo exploratório, e a coleta de dados desenvolveu-se com a aplicação de uma entrevista semiestruturada, observação e análise documental. Os resultados da pesquisa foram submetidos a tratamento quantitativo, por meio do método de custeio por absorção. Por meio dos dados levantados, foi possível identificar os custos e despesas da atividade, bem como sua alocação para cada produto, possibilitando formular o preço de venda e sua correta margem de contribuição. Dentre os principiais resultados evidenciados, constatou-se que havia diferenças entre o preço de venda orientativo e o praticado, sendo que, para os três produtos analisados, as margens de contribuição unitárias ficaram menores mediante o preço praticado do que pelo orientativo. Diante destes parâmetros, conclui-se que o empresário não possui o retorno da margem de lucro que ele projeta receber, evidenciado na DR (Demonstração de Resultado gerencial) que permitiu apurar uma diferença de 14,6% a menor no lucro líquido, por não ser utilizada a precificação com as margens corretas indicadas pelo Markup, o que representa algumas ineficiências da gestão por não utilizar-se das ferramentas da contabilidade de custos para tais controles. Apesar disso, o empresário ainda não está tendo prejuízo, porém está perdendo a oportunidade de melhorar seus resultados. Ressalta-se a relevância que as informações oriundas da correta apuração dos custos de produção e, consequentemente, formação do preço de venda produz para auxiliar a empresa, gestores ou investidores a traçar suas estratégias, controlar seus custos e aproveitar, de maneira mais eficaz, os recursos financeiros disponíveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-05-04

Como Citar

Bortoluzzi, C. A. P., Chiossi, S., Camargo, T. F., Manfroi, L., & Daleaste Correa, J. (2020). CONTABILIDADE DE CUSTOS E FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA PADARIA. ABCustos, 15(1), 176–206. https://doi.org/10.47179/abcustos.v15i1.552

Edição

Seção

Artigos e resenhas