A INFLUÊNCIA DOS SISTEMAS INTEGRADOS NO GERENCIAMENTO DO DESEMPENHO EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47179/abcustos.v15i1.543

Palavras-chave:

Sistema Integrado de Gestão. UTAUT. Desempenho.

Resumo

Este estudo buscou verificar se o Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC) trouxe um aumento de desempenho no trabalho para os servidores do Instituto Federal de Alagoas (IFAL). Quanto aos aspectos metodológicos, realizou-se uma pesquisa exploratória e descritiva e de abordagem mista. Para a análise dos resultados, utilizou-se estatística descritiva e inferencial, além da análise de conteúdo. Os resultados descritivos apontaram que o sistema SIPAC trouxe um aumento de desempenho no trabalho dos servidores, apresentando um percentual de aumento acima de 60% em três dos quatro quesitos analisados. Os testes de Mann Whitney, considerando P<0,05 de significância, evidenciaram que servidores com maior tempo de utilização com o sistema SIPAC possuem maior facilidade na sua operação; utilizam-no com maior rapidez e tem maior produtividade no trabalho. Na visão dos gestores, os maiores benefícios apontados são agilidade na realização do trabalho e na localização dos processos, aumento da produtividade, confiabilidade e segurança nos controles internos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gesualdo Menezes Cavalcante, Centro Universitário - CESMAC

Mestre em Controladoria pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Pós-Graduação em Auditoria e Controladoria no Centro Universitário de Volta Redonda (UNIFOA) e em Contabilidade Pública no Centro Universitário CESMAC (FEJAL). Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Atuou como Servidor Público Estadual por  mais de 7 anos e 7 meses, no cargo e função de Técnico em Contabilidade, onde também exerceu a função de Coordenador do Núcleo do Planejamento e Orçamento do Instituto Zumbi dos Palmares (IZP). Atuou, também, como Contador do Hospital Memorial Arthur Ramos durante 11 anos e 6 meses. Atualmente, é Servidor Público Federal lotado no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Alagoas (IFAL), no cargo e função de Contador, já tendo exercido a função de Coordenador de Patrimônio dessa Instituição. Atua, principalmente, em Contabilidade Pública e Privada, Controladoria, Auditoria, Finanças e Orçamento Público.

João Inocêncio Junior, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Discente DEAGRI (UFRPE). Pós-Graduado em Auditoria e Controladoria (UCAM/PROMINAS). Pós-graduado em Direito Tributário (IBET/IPET). Pós-Graduado em Direito Empresarial e Advocacia Empresarial (UNIDERP) Bacharel em Direito (UNINASSAU/SER). Palestrante e Professor em cursos profissionalizantes (MPE). Advogado em Recife/PE

Alessandra Carla Ceolin, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professora vinculada ao Departamento de Administração da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Possui doutorado e Pós-doutorado em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e graduação em Ciência da Computação pela Universidade de Passo Fundo (UPF), Comércio Exterior e Administração pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Atua principalmente com os temas gerenciamento de processos e de projetos, sistemas de informação, textmining/datamining, assimetria de informação, inovação, administração rural e agronegócios.

Downloads

Publicado

2020-05-04

Como Citar

Cavalcante, G. M., Inocêncio Junior, J., & Ceolin, A. C. (2020). A INFLUÊNCIA DOS SISTEMAS INTEGRADOS NO GERENCIAMENTO DO DESEMPENHO EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS. ABCustos, 15(1), 89–114. https://doi.org/10.47179/abcustos.v15i1.543

Edição

Seção

Artigos e resenhas