GERENCIAMENTO DE UMA SALA DE CINEMA, NO INTERIOR DO ESTADO DE MINAS GERAIS, COM BASE NO CUSTEIO DIRETO
DOI:
https://doi.org/10.47179/abcustos.v15i2.542Palavras-chave:
Gestão de Custos. Tomada de Decisão. Sala de Cinema.Resumo
Com a competitividade existente no mercado, adquirir conhecimento sobre gestão de custos consiste em um diferencial sobre os concorrentes. O objetivo desta pesquisa é analisar os dados obtidos com a aplicação do método de custeio direto em uma sala de cinema para construir uma forma de apurar seus custos. A metodologia da pesquisa é documental, com a utilização de informações que não haviam sido analisadas, descritiva e de caráter qualitativo. Para validar e exemplificar os conceitos apresentados, utilizou-se de um estudo de caso com a aplicação de um questionário e do método de custeio direto. Conclui-se que, de acordo com a metodologia utilizada, o gestor passou a ter informações de quais foram os gastos diretos e indiretos no período analisado, a margem de contribuição unitária dos itens comercializados e o ponto de equilíbrio da empresa. A contribuição do trabalho consiste na adaptação do método de custeio direto para utilização em uma sala de cinema, onde o gestor pode buscar reduzir os gastos, aumentar a margem de lucro e, com isso, contribuir para o crescimento da empresa.
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