CUSTEIO-ALVO COMO SUPORTE ÀS DECISÕES EM UMA EMPRESA DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA
DOI:
https://doi.org/10.47179/abcustos.v14i2.528Palavras-chave:
Custeio-alvo. Gestão estratégica de Custos. Publicidade e propaganda.Resumo
A pesquisa tem por objetivo aplicar o custeio-alvo como suporte às decisões na principal atividade de uma empresa de Publicidade e Propaganda. Como foco da pesquisa, elegeu-se a atividade de maior retorno da empresa, um pacote de serviços que inclui a gestão das redes sociais Facebook e Instagram, a criação e personalização de fanpages e anúncios patrocinados. Os procedimentos metodológicos consistem de uma pesquisa qualitativa e quantitativa, que foi realizada por meio de uma pesquisa diagnóstica, tendo a coleta de dados sido realizada por meio de observações, questionário e entrevistas semiestruturadas. O estudo apresentado auxilia o gestor que, por meio desta, pode ter maior facilidade para identificar os custos que influenciam o preço de venda de seus serviços, identificar as necessidades dos seus clientes, podendo alterar os serviços de acordo com a sua procura e, com essas informações, tomar a melhor decisão na prestação do serviço, alcançando o preço de mercado sem diminuir sua margem de lucro. Pode-se concluir que o custo real do pacote em estudo está abaixo do custo-meta, sem ser necessário realizar reduções no custo da empresa. As informações geradas por esta pesquisa auxiliam a tomada de decisão, principalmente a respeito da formação do preço de seus serviços, podendo servir de base para fechamento de futuros contratos e criação de novos pacotes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Samara Aparecida Dutra Filla, Juliane Andressa Pavão, Iasmini Magnes Turci Borges

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.