PARALELO ENTRE O VALOR REPASSADO PELO SUS E O CUSTO DOS PROCEDIMENTOS EM UM HOSPITAL BENEFICENTE

Autores

  • Neuciane Palermo Santos Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Sonia Raifur Kos Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Luciana Klein Universidade Federal do Paraná.

DOI:

https://doi.org/10.47179/abcustos.v13i3.484

Palavras-chave:

Procedimentos hospitalares. Repasse do SUS. Custos.

Resumo

A prestação de serviços hospitalares públicos é financiada principalmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo principal desta pesquisa é fazer um paralelo entre o valor repassado pelo SUS com o custo dos procedimentos de maior incidência em um hospital beneficente localizado na região centro-oeste do Paraná. A unidade de análise desta pesquisa é um hospital beneficente localizado na região centro-oeste do Paraná. O estudo utilizou dados secundários, coletados na Instituição, os quais foram contrapostos aos valores repassados pelo Ministério da Saúde. Foram analisados os vinte procedimentos com maior frequência, os quais representaram, em 2012, 53% dos procedimentos efetuados pelo hospital. Os resultados apresentados demonstram que, em 90% dos procedimentos analisados, o valor repassado pelo SUS é superior ao custo estimado médio apurado para estses procedimentos. Conclui-se, portanto, que o valor repassado pelo SUS, se utilizado corretamente, sem desperdícios de tempo, materiais e equipamentos, é suficiente para manter as instituições que prestam serviços por essa modalidade em plena capacidade de operação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Neuciane Palermo Santos, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Cursando Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO. Especialista em Gestão Financeira pela Faculdade Guairacá (2013). Bacharel em Administração pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas do Cescarelli - Campo Real (2010). Tem experiência como Faturista, Administrativo Financeiro e Contábil.

Sonia Raifur Kos, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Centro Oeste (1996), especialização em Gestão e Auditoria de Negócios pela Universidade Estadual do Centro Oeste (2004) Mestrado em Contabilidade pela Universidade Federal Do Paraná - UFPR (2011), Doutorado em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2017). É professora efetiva da Universidade Estadual do Centro Oeste. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: Contabilidade Financeira e Societária, Informação, Processo decisório, Controladoria, Controle de Custos e Lucratividade.

Luciana Klein, Universidade Federal do Paraná.

Doutora em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná (2017). Mestre em contabilidade pela Universidade Federal do Paraná (2014), e graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2011). Possui experiência profissional em escrituração fiscal (2007-2011).

Downloads

Publicado

2019-01-25

Como Citar

Palermo Santos, N., Raifur Kos, S., & Klein, L. (2019). PARALELO ENTRE O VALOR REPASSADO PELO SUS E O CUSTO DOS PROCEDIMENTOS EM UM HOSPITAL BENEFICENTE. ABCustos, 13(3), 27–56. https://doi.org/10.47179/abcustos.v13i3.484

Edição

Seção

Artigos e resenhas