ANÁLISE DE CONCORRENTES: INFORMAÇÕES PRIORIZADAS PELO SETOR DE ÓLEO DE SOJA DE UMA COOPERATIVA AGROINDUSTRIAL PARANAENSE
DOI:
https://doi.org/10.47179/abcustos.v13i2.477Palavras-chave:
Gestão Estratégica de Custos. Análise dos Concorrentes. Informações Priorizadas.Resumo
Este estudo tem como objetivo identificar as informações priorizadas pelo setor de óleo de soja de uma cooperativa agroindustrial de grande porte na análise dos seus concorrentes. A pesquisa é descritiva, qualitativa, diagnóstica, e as principais fontes de dados utilizadas pela empresa são conferências, seminários, feiras de comércio, demonstrações contábeis e financeiras, internet, publicações, comunicados de imprensa, propagandas e arquivos públicos. Os resultados evidenciam que das cinco práticas de análise de custo de concorrentes, apresentadas por Guilding (1999), a de maior utilização é a avaliação do concorrente com base nas demonstrações financeiras publicadas, enquanto a de menor utilização é avaliação dos custos dos concorrentes. As fontes de dados menos utilizadas são os empregados contratados da concorrência. E, para divulgação de informações sobre seus concorrentes para tomada de decisão, a empresa utiliza os seguintes métodos citados pela literatura: boletins; reuniões; interação pessoal; e bancos de dados computadorizados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Débora Hirata Missunaga, Katia Abbas, Juliane Andressa Pavão

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.