APLICAÇÃO DO CUSTO-META COMO FERRAMENTA DE APOIO NO DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS: UM ESTUDO DE CASO EM INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

Autores

  • Jessica Barros Anastácio FECAP - mestre e professora
  • Francisco Délio Pereira de Souza FECAP - estudante
  • Renato Silveira de Oliveira FECAP - estudante
  • Leonardo Fabris Lugoboni FECAP - professor FEA-USP - doutor
  • Marcus Vinicius Moreira Zittei FMU - professor FURB - doutor http://orcid.org/0000-0001-8398-6941

DOI:

https://doi.org/10.47179/abcustos.v13i2.476

Palavras-chave:

Custo-Meta. Estratégia de formação de preços. Engenharia de valor. Ampliação de Portfólio. Indústria de Laticínios.

Resumo

O acirramento da competitividade nos mercados e o surgimento de um consumidor moderno, com novos hábitos e mais exigente, principalmente em relação a preço e qualidade dos produtos, tem exigido cada vez mais das empresas a adoção de estratégias que as mantenham competitivas frente aos seus concorrentes. Uma dessas estratégias, capaz de influenciar questões de preço e qualidade, é a gestão estratégica de custos, implantada desde o desenvolvimento dos novos produtos. Para isso, o custo-meta surge como alternativa. Nesse cenário, objetiva-se demonstrar a implantação e aplicação do custo-meta na estratégia de desenvolvimento de novos produtos de laticínio, visando à ampliação de portfólio. Trata-se de uma pesquisa exploratória, com uso de técnicas de estudo de caso, e abordagem qualitativa, com coleta de dados realizada, por triangulação, com observações participantes, análise documental de relatórios gerenciais e entrevista com pessoas envolvidas no processo. Os resultados apontam que a implantação do custo-meta na empresa pesquisada propiciou o aumento do seu portfólio em 25 produtos, no período de três anos, atendendo às exigências do mercado em qualidade e preço. Ademais, corrobora melhorias operacionais nos processos de desenvolvimento de produtos. Portanto, concluiu-se que, na empresa analisada, o custo-meta melhorou a gestão de portfólio de produtos, ampliando o leque de produtos ofertados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jessica Barros Anastácio, FECAP - mestre e professora

mestre em ciências contábeis, professora

Francisco Délio Pereira de Souza, FECAP - estudante

especialista em controladoria

Renato Silveira de Oliveira, FECAP - estudante

especialista em controladoria

Leonardo Fabris Lugoboni, FECAP - professor FEA-USP - doutor

doutor e mestre em administração, professor

Marcus Vinicius Moreira Zittei, FMU - professor FURB - doutor

doutor em ciências contábeis e administração, mestre em ciências contábeis, contador, professor

Downloads

Publicado

2018-10-23

Como Citar

Anastácio, J. B., Souza, F. D. P. de, Oliveira, R. S. de, Lugoboni, L. F., & Zittei, M. V. M. (2018). APLICAÇÃO DO CUSTO-META COMO FERRAMENTA DE APOIO NO DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS: UM ESTUDO DE CASO EM INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS. ABCustos, 13(2), 27–52. https://doi.org/10.47179/abcustos.v13i2.476

Edição

Seção

Artigos e resenhas