APLICAÇÃO DO CUSTO-META COMO FERRAMENTA DE APOIO NO DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS: UM ESTUDO DE CASO EM INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS
DOI:
https://doi.org/10.47179/abcustos.v13i2.476Palavras-chave:
Custo-Meta. Estratégia de formação de preços. Engenharia de valor. Ampliação de Portfólio. Indústria de Laticínios.Resumo
O acirramento da competitividade nos mercados e o surgimento de um consumidor moderno, com novos hábitos e mais exigente, principalmente em relação a preço e qualidade dos produtos, tem exigido cada vez mais das empresas a adoção de estratégias que as mantenham competitivas frente aos seus concorrentes. Uma dessas estratégias, capaz de influenciar questões de preço e qualidade, é a gestão estratégica de custos, implantada desde o desenvolvimento dos novos produtos. Para isso, o custo-meta surge como alternativa. Nesse cenário, objetiva-se demonstrar a implantação e aplicação do custo-meta na estratégia de desenvolvimento de novos produtos de laticínio, visando à ampliação de portfólio. Trata-se de uma pesquisa exploratória, com uso de técnicas de estudo de caso, e abordagem qualitativa, com coleta de dados realizada, por triangulação, com observações participantes, análise documental de relatórios gerenciais e entrevista com pessoas envolvidas no processo. Os resultados apontam que a implantação do custo-meta na empresa pesquisada propiciou o aumento do seu portfólio em 25 produtos, no período de três anos, atendendo às exigências do mercado em qualidade e preço. Ademais, corrobora melhorias operacionais nos processos de desenvolvimento de produtos. Portanto, concluiu-se que, na empresa analisada, o custo-meta melhorou a gestão de portfólio de produtos, ampliando o leque de produtos ofertados.
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Copyright (c) 2020 Jessica Barros Anastácio, Francisco Délio Pereira de Souza, Renato Silveira de Oliveira, Leonardo Fabris Lugoboni, Marcus Vinicius Moreira Zittei

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