ANÁLISE COMPARATIVA DO CUSTO-VOLUME-LUCRO (CVL) POR MEIO DO MODELO DETERMINISTA E ESTOCÁSTICO: ESTUDO DE CASO NA CRIAÇÃO DE SUÍNOS

Autores

  • Ângela A. Kortz Spohr Centro Universitário UNIVATES
  • Alexandre André Feil Centro Universitário UNIVATES
  • Samuel Martim de Conto Centro Universitário UNIVATES
  • Francisco Cezas dos Reis Leal Centro Universitário UNIVATES

DOI:

https://doi.org/10.47179/abcustos.v12i2.435

Palavras-chave:

Suinocultura. Método Monte Carlo. Simulações.

Resumo

A análise Custo-Volume-Lucro (CVL) compreende uma ferramenta essencial para gerar informações às tomadas de decisões. Entretanto, esta ferramenta pode ser aplicada por meio do modelo determinístico e estocástico. Neste contexto, o escopo central deste estudo vincula-se à análise dos valores/resultados gerados pela análise CVL, utilizando como base o modelo determinista e estocástico de avaliaçãoda atividade de criação de suínos. A metodologia quanto à abordagem do problema é quantitativa, pois se utiliza de métodos probabilísticos; quanto aos fins, é descritiva, abordando as características da análise; e quanto aos procedimentos técnicos, é pesquisa documental, entrevista estruturada e um estudo de caso em propriedade de criação de suínos. Os principais resultados revelam que a análise determinista enfraquece e limita a validade da informação; já a estocástica incorpora inputs das incertezas, atribuindo, assim, maior robustez e consistência à informação gerada. Além disso, outro diferencial centra-se no tipo de informação gerada, pois a determinista analisa a historicidade dos dados, e a estocástica gera informações referentes à probabilidade de ocorrência dos resultados no futuro. Conclui-se que a análise determinista não pode ser substituída pela estocástica, mas a complementação das análises pode gerar resultados consistentes, tendo como base a análise histórica e simulada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ângela A. Kortz Spohr, Centro Universitário UNIVATES

Graduação em Ciencias contábeis, Especialização em Finanças e Controladoria e Empresário do Ramo Contábil.

Alexandre André Feil, Centro Universitário UNIVATES

Graduado em Ciencias contábeis, Mestre em Ambiente e desenvimento e doutor em Qualidade ambiental. Professor adjunto do Centro de gestão organizacional do Curso de Ciencias contábeis do Centro Universitário UNIVATES.

Samuel Martim de Conto, Centro Universitário UNIVATES

Doutorando em Administração pela UNISINOS, Mestre em Administração, Especialista em Gestão Universitária e Graduado em Ciências Econômicas. Coordenador do curso de Logística da Univates e professor assistente no Centro Universitário UNIVATES.

Francisco Cezas dos Reis Leal, Centro Universitário UNIVATES

Graduado em Ciências Contábeis, Pós-Graduação em Gestão Empreendedora em Negócios (MBA) e Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas. Professor do Centro de Gestão Organizacional do curso de ciencias contábeis do Centro Universitário UNIVATES. 

Downloads

Publicado

2017-11-07

Como Citar

Spohr, Ângela A. K., Feil, A. A., Conto, S. M. de, & Leal, F. C. dos R. (2017). ANÁLISE COMPARATIVA DO CUSTO-VOLUME-LUCRO (CVL) POR MEIO DO MODELO DETERMINISTA E ESTOCÁSTICO: ESTUDO DE CASO NA CRIAÇÃO DE SUÍNOS. ABCustos, 12(2), 53–81. https://doi.org/10.47179/abcustos.v12i2.435

Edição

Seção

Artigos e resenhas