CONTABILIDADE DE CUSTOS NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS: UMA ANÁLISE DOS PLANOS DE ENSINO NOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.47179/abcustos.v11i3.428Palavras-chave:
Educação. Universidades Brasileiras. Graduação em Administração. Custos.Resumo
O presente estudo tem como objetivo analisar o perfil da disciplina de Contabilidade de Custos nos cursos de Administração das universidades brasileiras, a fim de identificar a estrutura, nomenclatura, metodologias, processo de avaliação, conteúdo programático e bibliografia, bem como comparar as semelhanças e particularidades dos resultados aqui alcançados com os obtidos em estudos anteriores. A pesquisa é de natureza quantitativa e caracteriza-se como descritiva e documental. O universo da pesquisa foi definido com base no Ranking Universitário, Folha 2015, e foi composto pelas 50 melhores universidades brasileiras. De acordo com os resultados obtidos, observa-se que: (i) há certa homogeneidade na estrutura dos planos de ensino das universidades brasileiras; (ii) a metodologia de ensino mais utilizada é a “Aula Expositiva”; (iii) o processo de avaliação mais comum é a “Prova”. A comparação com trabalhos anteriores mostra que cada um possui suas peculiaridades, não se podendo dizer que há plena similaridade entre os resultados aqui obtidos e os resultantes da pesquisa realizada em instituições americanas e o estudo feito em universidades de Santa Catarina. No entanto, pode-se afirmar existir maior proximidade com os resultados do estudo catarinense.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Diego Sampaio Vasconcelos Ramalho Lima, Maria Naiula Monteiro Pessoa, Sandra Maria dos Santos, Augusto Cézar de Aquino Cabral, Clayton Robson Moreira da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.