PRECIFICAÇÃO DE PRODUTOS E ANCORAGEM DO DÍGITO ESQUERDO: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DE FUTUROS GESTORES

Autores

  • José Lucas Lara de Melo Universidade Federal de Uberlândia.
  • Fernanda Francielle de Oliveira Malaquias Universidade Federal de Uberlândia.
  • Alexsandra Faria da Silva Universidade Federal de Uberlândia.
  • Ana Carolina Alves de Souza Universidade Federal de Uberlândia.
  • Marcielle Cristina Pessoa Ribeiro Universidade Federal de Uberlândia.

DOI:

https://doi.org/10.47179/abcustos.v11i3.411

Palavras-chave:

Preços terminados em 99. Estratégias de precificação. Heurística da Ancoragem.

Resumo

Uma das estratégias de precificação que tem sido muito utilizada pelas empresas consiste na fixação de preços terminados em 99. Como os consumidores tendem a ancorar a percepção dos preços nos dígitos à esquerda, essa estratégia de fixar preços terminados em 99 pode levar a uma subestimação dos preços, o que é conhecido como Ancoragem do Dígito Esquerdo. Nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo identificar qual a percepção dos estudantes de Administração, enquanto futuros gestores, sobre a exploração da Ancoragem do Dígito Esquerdo na precificação de produtos. Para a realização do estudo, foi adotada uma abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas que foram analisadas por meio da técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados encontrados apontam que os estudantes entrevistados apresentam uma visão, em maior parte, positiva sobre esse tipo de precificação, demonstrando crenças de que ela pode incrementar as vendas por causa da imagem que transmite. Eles também acreditam que essa estratégia de precificação muitas vezes é realizada de forma intuitiva pelos gestores. Por fim, todos os entrevistados apontaram que explorariam a ancoragem do dígito esquerdo na precificação dos produtos, caso tivessem uma empresa de varejo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Francielle de Oliveira Malaquias, Universidade Federal de Uberlândia.

Professora da Faculdade de Gestão e Negócios, Universidade Federal de Uberlândia.

Possui Doutorado em Engenharia Elétrica. Desenvolveu sua pesquisa de Pós-Doutorado na DePaul University, Chicago, Estados Unidos, na área de Sistemas de Informações Gerenciais.

Downloads

Publicado

2017-01-25

Como Citar

Melo, J. L. L. de, Malaquias, F. F. de O., Silva, A. F. da, Souza, A. C. A. de, & Ribeiro, M. C. P. (2017). PRECIFICAÇÃO DE PRODUTOS E ANCORAGEM DO DÍGITO ESQUERDO: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DE FUTUROS GESTORES. ABCustos, 11(3), 88–105. https://doi.org/10.47179/abcustos.v11i3.411

Edição

Seção

Artigos e resenhas