REFLEXOS DO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DA CONTABILIDADE DE CUSTOS
DOI:
https://doi.org/10.47179/abcustos.v11i3.410Palavras-chave:
Processo ensino-aprendizagem. Metodologias ativas. Contabilidade de custos.Resumo
As competências requeridas pelo mundo do trabalho em relação ao exercício da profissão de Contador vão além da formação técnica voltada para o controle e registros dos eventos econômicos e financeiros das entidades. O atual cenário da Contabilidade exige que esses profissionais tenham competências suficientes para gerenciar os empreendimentos. Entretanto, as metodologias utilizadas no Ensino Superior em Ciências Contábeis, principalmente aplicadas na disciplina Contabilidade de Custos, continuam centradas na figura do professor como sujeito preponderantemente ativo no processo de ensino-aprendizagem. Ao mesmo tempo que é preciso incluir metodologias que oportunizem desenvolver capacidade crítica, de análise, de reflexão, entre outras, sabe-se que esse processo de mudança é lento, pois demanda capacitação de docentes que, na maioria, não possuem dedicação exclusiva ao ensino, pois são profissionais da área, e poucos têm formação Stricto Sensu. Diante disso, o objetivo do artigo consiste em verificar possíveis reflexos no processo de aprendizagem dos estudantes mediante o uso de metodologias ativas no ensino da contabilidade de custos. A pesquisa classifica-se como descritiva, com análise qualitativa. Os resultados apontam que a metodologia ativa empregada contribuiu positivamente para o processo de ensino-aprendizagem, uma vez que os estudantes envolvidos nessa experiência mostraram maior interesse pela construção do conhecimento por meio da leitura, aplicação e discussão de conceitos ainda não vistos em sala de aula, o que fortalece a autonomia discente. Porém, o emprego de metodologias ativas merece cuidados para evitar sobrecarga de atividades aos professores e estudantes.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-01-25
Como Citar
Guimarães, M. L. F., Cittadin, A., Giassi, D., Guimarães Filho, L. P., & Bristot, V. M. (2017). REFLEXOS DO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DA CONTABILIDADE DE CUSTOS. ABCustos, 11(3), 62–87. https://doi.org/10.47179/abcustos.v11i3.410
Edição
Seção
Artigos e resenhas
Licença
Copyright (c) 2020 Milla Lúcia Ferreira Guimarães, Andréia Cittadin, Dourival Giassi, Leopoldo Pedro Guimarães Filho, Vilson Menegon Bristot
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.