INFLUÊNCIA DO CICLO DE VIDA DO PRODUTO EM RELAÇÃO À CLASSIFICAÇÃO DE CLIENTES PARA PLANEJAR ESTRATÉGIAS DE VENDA: O CASO DE UM COMÉRCIO VAREJISTA DE CALÇADOS E ACESSÓRIOS

Autores

  • Wellington Pereira Godinho Neto Centro Universitário Estácio do Ceará
  • Rosângela Venâncio Nunes Centro Universitário Estácio do Ceará
  • Charles Washington Costa de Assis Centro Universitário Estácio do Ceará
  • Rita de Cassia Fonseca Unicentro
  • Nayana de Almeida Adriano

DOI:

https://doi.org/10.47179/abcustos.v11i3.378

Palavras-chave:

Ciclo de vida do produto. Classificação de clientes. Gestão de resultados. Moda feminina.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a influência do ciclo de vida do produto em relação à classificação de clientes para planejar estratégias de venda. A metodologia escolhida para a realização do trabalho foi baseada tanto no método científico dedutivo quanto no indutivo. A pesquisa adotada é de natureza qualitativa, pois se trata de um estudo de caso. No estudo, foi apontado o ciclo de vida de produtos da Meia Sola Acessórios de Moda, sua relação com o cliente e as decisões tomadas, baseadas no seu estudo. Percebeu-se que o ciclo de vida do produto está diretamente ligado ao lucro da empresa; assim sendo, sua análise é de fundamental relevância, pois uma percepção errada pode fazer com que a empresa deixe de vender ou alcançar determinado público. Nesse sentido, o estudo pode concluir que sua análise é necessária quando a organização realiza seu planejamento de marketing, pois, a partir de sua conexão com as classes sociais de seu público-alvo, pode aproveitar todos os seus estágios, incluindo o declínio, estágio mais crítico e menos aproveitado dos produtos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-01-25

Como Citar

Godinho Neto, W. P., Nunes, R. V., Costa de Assis, C. W., Fonseca, R. de C., & Adriano, N. de A. (2017). INFLUÊNCIA DO CICLO DE VIDA DO PRODUTO EM RELAÇÃO À CLASSIFICAÇÃO DE CLIENTES PARA PLANEJAR ESTRATÉGIAS DE VENDA: O CASO DE UM COMÉRCIO VAREJISTA DE CALÇADOS E ACESSÓRIOS. ABCustos, 11(3), 1–27. https://doi.org/10.47179/abcustos.v11i3.378

Edição

Seção

Artigos e resenhas