UTILIZAÇÃO DE BENCHMARKS NA ANÁLISE ECONÔMICO - FINANCEIRA: ESTUDO DE SUA APLICAÇÃO E EFEITOS EM EMPRESAS PRIVADAS NOS EXERCÍCIOS DE 2005 E 2006.

Autores

  • Rogério Afonso Ribeiro
  • Marcelo Guimarães Munch
  • José Augusto Veiga da Costa Marques

DOI:

https://doi.org/10.47179/abcustos.v3i1.37

Palavras-chave:

Análise econômico-financeira. Desempenho empresarial. Rentabilidade. Liquidez e solvência.

Resumo

A análise do desempenho econômico e financeiro das empresas consiste numa atividade muito importante da contabilidade, porém a existência de inúmeros indicadores, com diferentes fórmulas e propósitos, por vezes ocasionam dúvidas aos analistas e usuários dos relatórios contábeis. Nesse sentido, seria adequada uma avaliação simultânea de diversos indicadores, de maneira estruturada, facilitando assim a análise do desempenho de determinada empresa, desconsiderando diferenças setoriais para fins de simplificação. Para fins desse estudo foram coletados na Revista Maiores e Melhores da Exame diversos indicadores de desempenho de 24 (vinte e quatro) grandes empresas dos anos de 2005 e 2006, com vistas a construção de uma modelagem para a análise comparativa, dividindo-se a amostra em 4 (quatro) quartis, contendo 6 (seis) empresas cada, extraindo-se estatísticas de cada um, com a finalidade de se realizar uma análise comparativa das empresas a partir do emprego de benchmarks. O objetivo do estudo consiste em apresentar um modelo analítico que possa auxiliar os usuários em suas decisões financeiras. Para isso se realiza uma pesquisa descritiva e ex post facto, reconhecendo o emprego de dados de companhias do mesmo setor econômico e de uma amostra pequena como limitação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-02-08

Como Citar

Ribeiro, R. A., Munch, M. G., & Marques, J. A. V. da C. (2008). UTILIZAÇÃO DE BENCHMARKS NA ANÁLISE ECONÔMICO - FINANCEIRA: ESTUDO DE SUA APLICAÇÃO E EFEITOS EM EMPRESAS PRIVADAS NOS EXERCÍCIOS DE 2005 E 2006. ABCustos, 3(1), 118–137. https://doi.org/10.47179/abcustos.v3i1.37

Edição

Seção

Artigos e resenhas