CONTROLADORIA EM INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO SUPERIOR: PERCEPÇÃO DO SEU PAPEL SOB A ÓTICA DOS GESTORES
DOI:
https://doi.org/10.47179/abcustos.v9i1.222Palavras-chave:
Controladoria. Instituição Pública de Ensino. Eficácia Institucional.Resumo
O objetivo do artigo é identificar, na percepção dos gestores da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT, o papel da controladoria no alcance da eficácia institucional. A pesquisa foi conduzida por meio de estudo de caso único, caracterizando-se como descritiva quanto aos objetivos e envolvendo aspectos quantitativos e qualitativos na abordagem do problema. A coleta de dados deu-se por meio de questionário estruturado com escalas do tipo Likert de cinco pontos, aplicado pessoalmente pelos pesquisadores no 4º trimestre de 2011. Para análise quantitativa dos dados utilizou-se a mensuração do ranking médio das escalas. Os gestores respondentes da UNEMAT foram agrupados em gestores da reitoria e coordenadores de campi. Os principais resultados revelam que: (a) há reconhecimento da maioria dos gestores de que a controladoria contribui para o fortalecimento e desenvolvimento da instituição; (b) é necessário que todos conheçam melhor a aplicabilidade da controladoria dentro da instituição; (c) a falta de estrutura física e humana mais adequada dificulta o melhor desenvolvimento da controladoria; (d) a controladoria precisa atuar mais proficuamente na elaboração do orçamento e projeção de cenários. Há reconhecimento geral que a controladoria ainda pode avançar muito nas suas atividades e contribuição à gestão da IES.
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