O PROCESSO DE ENSINO DA CONTABILIDADE DE CUSTOS E GERENCIAL: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE O ENSINO PRESENCIAL E O ENSINO A DISTÂNCIA
DOI:
https://doi.org/10.47179/abcustos.v8i1.215Palavras-chave:
Contabilidade de Custos e Gerencial. Ensino Presencial. Ensino a Distância.Resumo
O objetivo do presente artigo é realizar uma análise comparativa do processo de ensino-aprendizagem, quando utilizadas as metodologias de ensino presencial e de ensino a distância em Ciências Contábeis, especificamente nas disciplinas de Contabilidade de Custos e Contabilidade Gerencial. Após a realização de uma revisão teórica sobre o processo de ensino-aprendizagem em Contabilidade, buscou-se, por intermédio da realização de entrevistas junto a docentes que ministram a disciplina de Contabilidade de Custos e Contabilidade Gerencial, nas duas modalidades, traçar um perfil dos principais pontos convergentes e divergentes das duas metodologias de ensino, visando analisar a ótica docente frente ao modelo tradicional e às novas tecnologias de ensino. Com a utilização da técnica de análise de conteúdo, foram constatados pontos divergentes nas duas modalidades de ensino, em especial no que diz respeito ao processo de avaliação de desempenho e da utilização de recursos pedagógicos. Dessa forma, pode-se concluir que há diferenças substanciais no processo de ensino das disciplinas de Contabilidade de Custos e Contabilidade Gerencial, sob a ótica dos docentes, quando analisados o ensino presencial e o ensino a distância.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Luciano Gomes dos Reis, Daniel Ramos Nogueira, Marcelo Resquetti Tarifa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.