O PROCESSO DE ENSINO DA CONTABILIDADE DE CUSTOS E GERENCIAL: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE O ENSINO PRESENCIAL E O ENSINO A DISTÂNCIA

Autores

  • Luciano Gomes dos Reis
  • Daniel Ramos Nogueira
  • Marcelo Resquetti Tarifa

DOI:

https://doi.org/10.47179/abcustos.v8i1.215

Palavras-chave:

Contabilidade de Custos e Gerencial. Ensino Presencial. Ensino a Distância.

Resumo

O objetivo do presente artigo é realizar uma análise comparativa do processo de ensino-aprendizagem, quando utilizadas as metodologias de ensino presencial e de ensino a distância em Ciências Contábeis, especificamente nas disciplinas de Contabilidade de Custos e Contabilidade Gerencial. Após a realização de uma revisão teórica sobre o processo de ensino-aprendizagem em Contabilidade, buscou-se, por intermédio da realização de entrevistas junto a docentes que ministram a disciplina de Contabilidade de Custos e Contabilidade Gerencial, nas duas modalidades, traçar um perfil dos principais pontos convergentes e divergentes das duas metodologias de ensino, visando analisar a ótica docente frente ao modelo tradicional e às novas tecnologias de ensino. Com a utilização da técnica de análise de conteúdo, foram constatados pontos divergentes nas duas modalidades de ensino, em especial no que diz respeito ao processo de avaliação de desempenho e da utilização de recursos pedagógicos. Dessa forma, pode-se concluir que há diferenças substanciais no processo de ensino das disciplinas de Contabilidade de Custos e Contabilidade Gerencial, sob a ótica dos docentes, quando analisados o ensino presencial e o ensino a distância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-02-15

Como Citar

Reis, L. G. dos, Nogueira, D. R., & Tarifa, M. R. (2013). O PROCESSO DE ENSINO DA CONTABILIDADE DE CUSTOS E GERENCIAL: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE O ENSINO PRESENCIAL E O ENSINO A DISTÂNCIA. ABCustos, 8(1), 70–91. https://doi.org/10.47179/abcustos.v8i1.215

Edição

Seção

Artigos e resenhas