CUSTO-VOLUME-LUCRO COMO FERRAMENTA DE GESTÃO EM UMA EMPRESA DE SERVIÇOS
DOI:
https://doi.org/10.47179/abcustos.v8i1.195Palavras-chave:
Custo. Volume. Lucro. Gestão. Empresa de serviços.Resumo
Este artigo evidencia a aplicação de um modelo de análise de custo-volume-lucro em uma empresa prestadora de um mix de serviços, utilizando planilha eletrônica Microsoft Excel. A partir de um exemplo prático, é demonstrado como aplicar conceitos teóricos no acompanhamento do desempenho operacional de uma entidade seja ela, comercial, industrial ou prestadora de serviços, de pequeno ou de grande porte. Para tanto, desenvolveu-se um modelo de simulador operacional, com o intuito de permitir que o gestor efetue, de forma simples e prática, a elaboração de um planejamento interno para controle de seus processos. Salienta-se que, apesar da existência de softwares mais sofisticados no mercado, a relação custo versus benefício para empresas de pequeno e de médio porte, é um fator limitante a ser considerado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Flávia Zóboli Dalmácio, Luciene Laurett Rangel, Venina de Almeida Lopes, Aridelmo José Campanharo Teixeira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.