IMPACTO DA GESTÃO DE CUSTOS NA FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA: O CASO DE UMA CLÍNICA DERMATOLÓGICA

Autores

  • Rodrigo Fernandes Malaquias
  • Virginia Aparecida Castro
  • Tânia Regina Brasileiro Azevedo Teixeira

DOI:

https://doi.org/10.47179/abcustos.v6i1.128

Palavras-chave:

Gestão de custos. Preço de venda. Clínicas dermatológicas. Centro de laser.

Resumo

Os preços de venda de produtos de uma empresa podem ser fixados com base nos custos, no mercado ou em uma combinação de ambos. Neste artigo tem-se por objetivo geral identificar as diferenças entre os preços praticados com base no mercado e os preços baseados na estrutura de custos das empresas. Para tanto, realizou-se um estudo de caso em uma clínica dermatológica que realiza atendimentos clínicos, estéticos e cirúrgicos situada na região do Triângulo Mineiro. A clínica atua com pioneirismo e tem destaque no mercado nacional principalmente pela competência do corpo clínico e pelos altos investimentos em tecnologia de ponta, possuindo um dos mais modernos e avançados Centros de Laser do país. Os resultados obtidos mostram que as duas formas de determinação do preço de venda - com base em custos e com base no mercado - geram valores diferentes e incoerentes. Os impactos dessas diferenças para a gestão desta clínica, no tocante à contribuição para a competitividade, além de uma possível política de descontos, também são pontos comentados no artigo.

Downloads

Publicado

2011-01-13

Edição

Seção

Artigos e resenhas